NOTÍCIAS E EVENTOS
Resultado Oficial do Credenciamento das Entidades Filantrópicas e Religiosas que irão participar do Circuito do Produtor Rural.
Secult Frutal
Edital de credenciamento das instituições filantrópicas e religiosas.
Secult Frutal
Atenção entidades filantrópicas e Religiosas
Acesse o edital de credenciamento para participação no III Circuito do Produtor
Secult Frutal
Documentário sobre o retorno da exposição É Natal.
Ralização: Balaio de Idéias
Secult Frutal
Publicado resultado oficial dos artistas habilitados para concorrer a eleição da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura.
Secult Frutal
Publicado resultado preliminar dos artistas habilitados para concorrer a eleição da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura.
Secult Frutal.
A Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão torna publica a prorrogação das inscrições para eleição do Conselho Municipal de Cultura.
Informações: 34 34232670
Secult Frutal
A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, publica o Edital de convocação do processo de eleição da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Cultura.
Os agentes culturais interessados em participarem da eleição deverão acessar o portal da cultura ( www.cultura.frutal.mg.gov.br) baixar o edital com os anexos, preenche -los e efetivar a inscrição entre os dias 15 a 19 de janeiro de 2024, ( segunda a sexta - feira), na Casa da Cultura, das 08h as 18h.
Informações: secultfrutal@gmail.com / Tel: 34 34232670
Secult Frutal
Prefeitura entrega carteira nacional de artesãos
Graças à uma parceria firmada entre a Prefeitura de Frutal, o Governo do Estado e o SEBRAE dezenas de artesãos das cidades de Frutal, Fronteira, União de Minas e Limeira do Oeste receberam nesta terça-feira (30) a Carteira de Artesão.
Um documento oficial, reconhecido nacionalmente e que oferece diversos benefícios para estes profissionais como, por exemplo, acesso à linha especial de microcrédito; abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, dentre outras vantagens.
A solenidade de entrega das 43 carteiras foi realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação com a presença do prefeito Bruno Augusto, da secretária da cultura, Edimar Reis, e de representantes do SEBRAE.
O prefeito Bruno Augusto destaca que a atual gestão municipal tem sempre apoiado e tentado melhorar as condições de trabalho dos artesões locais. “Nos últimos dois anos, realizamos uma série de feiras do artesanato que reuniu milhares de pessoas, movimentou um valor significativo e fez com que mais pessoas conhecessem as obras desses verdadeiros artistas”.
Já a secretária de cultura, Edimar Reis, lembrou que foi nessa administração que os artesões começaram a expor os seus trabalhos também na tradicional feira de domingo. “Tomamos essa medida justamente porque acreditamos que a feira ainda tem uma relevância econômica e comercial enorme. Então decidimos agregar mais produtos, mais trabalhadores e mais opções para o consumidor na feira de domingo, todo mundo saiu ganhando e o artesanato frutalense ficou ainda mais valorizado e reconhecido”, finalizou a secretária.
Quem disse que Frutal não tem cinema!
Que balada e festa que nada! Sexta-feira combina é com cineminha.
Então aproveita que nessa sexta-feira, as 20h, o Museu Municipal vai exibir o filme “A Menina Indigo”. Venha assistir a um bom filme.
E o melhor de tudo é totalmente de graça. Só que é preciso se inscrever antes para participar da sessão de exibição do filmes.
As inscrições serão até amanhã, 25 de maio, das 08 as 17h, na Casa da Cultura, situada a Rua: Senador Gomes da Silva, 26.
Vem curtir a magia do cinema com a gente!
Informações: 34 3423 2670
Secult Frutal.
Edital de Credenciamento das Entidades para o 2º Juninão de Frutal.
Secult Frutal.
Publicado edital de credenciamento das entidades filantrópicas que participaram do 2º Juninão de Frutal - MG.
Secult Frutal
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI PAULO GUSTAVO - LPG
No dia 16 de maio de 2023, aconteceu a Audiência Pública da Lei Paulo Gustavo, onde foi apresentado aos artistas frutalense as diretrizes da regulamentação federal, publicada recentemente pelo Ministério da Cultura.
O município de Frutal irá receber R$ 535.804,47 centavos para ser repassado aos fazedores de cultura através de editais, chamadas públicas, prêmios dentre outros instrumentos de seleção.
Participaram da audiência artistas de diversos segmentos culturais, equipe da Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, equipe do Departamento de Cultura, bem como o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, senhor Wanderley Cesar Pedrosa, a Secretária de Cultura, senhora Edimar Reis e o Prefeito senhor Bruno Augusto de Jesus Ferreira.
Na ocasião o Prefeito Bruno garantiu o empenho máximo para aplicação da lei e também anunciou que fará investimento na cultura através do Fundo Municipal de Cultura, que a previsão de publicar o primeiro edital é em julho do corrente ano.
A audiência teve a linda apresentação da Banda Municipal Major Lara, com transmissão ao vivo pelo instagram oficial da Prefeitura.
Para quem deseja informações sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo pode ligar no 34 3423 2670 ou acompanhar as redes sociais da Secretaria de Cultura.
Fonte: Secult Frutal
Decreto de Regulamentação e Lei Paulo Gustavo.
Decreto de Regulamentação da Lei Paulo Gustavo.
Secult Frutal
Lei Emergêncial da Lei Paulo Gustavo
Secult Frutal
Atenção Artistas! A Lei Paulo Gustavo chegou e em poucos dias será publicado a regulamentação federal. Que tal já irem se preparando?
Dia 16 de maio, no Rotary Clube Frutal, a partir das 19h, a Secretaria de Cultura estará apresentando as diretrizes da regulamentação e os próximo passos para receber o recurso.
Sua participação é fundamental para construirmos juntos os editais e repassarmos os recursos a todos os artistas frutalenses.
Participe! A Audiência Pública é o momento da sociedade civil colaborar com o fomento das políticas públicas culturais de nosso município.
Informações: 3423 2670
Realização: Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Inclusão.
Apoio: Conselho Municipal de Cultura e Circuito Turístico Rota do Triângulo.
Arte: Departamento de Comunicação.
Câmara aprova a criação da Escola de Música “João Adriano de Barros”
A Câmara aprovou, na última Sessão Ordinária realizada noite de 24 de abril, o Projeto de Lei 4.675/2023 que cria a Escola de Música “João Adriano de Barros”.
A Escola Municipal de Música “João Adriano de Barros” terá como principais missões possibilitar o acesso da sociedade frutalense à formação musical, ajudar no processo de musicalização de centenas de crianças, jovens e adultos, contribuir também no processo de uma nova geração de músicos profissionais da nossa cidade.
A Escola Municipal de Música “João Adriano de Barros”, irá oferecer cursos básicos de teoria musical, execução de instrumentos de corda, teclas, sopro e percussão, além de práticas de conjunto em fanfarras, bandas sinfônicas, orquestras e conjuntos populares.
Agora, com a lei aprovada pela Câmara, a Prefeitura de Frutal iniciará os processos legais e necessários para a contratação dos professores que ministrarão as aulas na escola.
A previsão é que o local comece a funcionar ainda no primeiro semestre desse ano.
Fonte: Comunicação da Prefeitura
O município para acessar os recursos da Lei Paulo Gustavo deverá realizar todas etapas na plataforma TranfereGov, que será aberta após a publicação do decreto federal de regulamentação da lei.
Informações: 3423 2670 ou encaminhe e-mail para secultfrutal@gmail.com
Fonte: Secult Frutal / Minc
O cliente não quer só comida, ele quer comida e uma experiência inesquecível!
Então se você é dono de restaurante, lanchonete, bar, pizzaria, hamburgueria, cafeteria, sorveteria e açaíteria, participe do PREPARA GASTRONOMIA, uma iniciativa do Sebrae Minas desenvolvida para impulsionar negócios do segmento de alimentação.
A apresentação dessa consultoria exclusiva para os empresários frutalenses acontece no próximo dia 17 de abril, segunda-feira, a partir das 19h na Sede ACIF/CDL.
Não perca essa oportunidade única de turbinar o seu negócio!
Faça a inscrição para o lançamento pelo link: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdHnxsgzLyLT0.../viewform
Fonte: Departamento de Comunicação
NESTA SEXTA-FEIRA 07/04 TEM TEATRO "PAIXÃO DE CRISTO" EM FRUTAL - MG.
Atores das mais variadas denominações religiosas como católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, agnósticos e ateus, formam o Grupo Soneto da Paz, responsável pela realização da tradicional encenação teatral “ PAIXÃO DE CRISTO”.
Tradicionalmente acontece na sexta-feira da paixão em frente as escadarias da Igreja Nossa Senhora do Carmo – MATRIZ, e este ano começará às 20h.
O teatro da “Paixão de Cristo” já foi apresentado em diversas cidades da região como:
Distrito de Aparecida de Minas, Planura, Comendador Gomes, Campo Florido, Itapagipe e Iturama.
Você é o nosso convidado, para essa próxima sexta-feira prestigiar o maior espetáculo de teatro de Frutal.
Realização: Soneto do Paz
Apoio: Prefeitura de Frutal
Feira de Artesanato de Frutal.
Dias 08 e 09 de abril você terá a oportunidade de prestigiar o artesanato frutalense com muita diversidade de produtos, praça de alimentação e área kids gratuita para as crianças se divertirem.
Venha prestigiar os artesãos frutalenses e adquirir os melhores artesanatos da nossa região.
Informações: 34 3423 2670
Apoio: AFA, Grupo Fruart, Artesãos Independentes e Circuito Turístico Rota do Triângulo.
Realização: Secult Frutal e Prefeitura de Frutal.
Arte: Departamento de Comunicação
De 31 a 28 de abril de 2023, na Casa da Cultura acontecerá a exposição: O dinheiro fala.
Cédulas, moedas e muitos banners com histórias curiosas do dinheiro do Brasil e até do mundo.
Prestigie!, venha visitar a Casa da Cultura e aproveite todos equipamentos culturais que temos como: Museu, Arquivo e Biblioteca.
Informações: 34 3423 2670 das 08h as 18h.
Secult Frutal
NOTÍCIAS DA CULTURA!
Na noite de ontem, 23 de março, o Presidente Lula, ao lado da ministra da Cultura Margareth Menezes e outras autoridades do governo, assinaram o novo decreto de Fomento à Cultura em uma bela cerimônia com centenas de fazedores de cultura que lotaram o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Novas normas, procedimentos gerais e novos instrumentos para execução de fomento indireto, por meio de renúncia fiscal, no caso da Lei Rouanet, e direto, como os repasses de recursos do Ministério da Cultura aos estados e municípios. Avançando na facilitação, transparência e operacionalização das Leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc 2 e Cultura Viva.
Estas são algumas das inovações deste Decreto nº 11.453/23, publicado hoje, no Diário Oficial da União.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.453-de-23-de-marco-de-2023-472377545
Além disso, o decreto institui:
>> Instrumento de TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL, estabelecendo de forma clara as obrigações da administração pública, do agente cultural e os modelos de execução, com simplificação dos instrumentos e segurança processual;
>> Cria novas modalidades de fomento tais como as Bolsas Culturais e a Premiação Cultural;
- Bolsas Culturais: promoverão ações culturais de pesquisa, promoção, difusão, circulação, manutenção temporária, residências, intercâmbios culturais etc;
- Premiação Cultural: visa reconhecer a contribuição relevante de agentes e iniciativas culturais de acordo com realidades municipais, estaduais, distritais ou nacional;
>> Incrementa a democratização de acesso aos mecanismos de fomento cultural, permitindo que o MinC desenvolva ações que ampliem os investimentos nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
O decreto conta com muito mais instrumentos, e ferramentas, permitindo novas possibilidades para o setor!
Foto: Ricardo Stuckert / Texto: Lei de Emergência Cultural
CONJUNTO PAISAGÍSTICO PARQUE MUNICIPAL LEDA CAMPOS BORGES - PARQUE DOS LAGOS.
Depois de um longo período de escuridão o Parque Leda Campos Borges - Parque dos Lagos voltou a ficar com toda a sua área devidamente iluminada.
Durante algumas semanas, a região onde ficam os lagos superiores e o bosque do parque ficaram tomadas pela penumbra causada pela falta de iluminação pública.
Isso ocorreu porque mais uma vez o Parque foi alvo de ladrões. Mas engana-se quem pensa que o furto da fiação foi feito por andarilhos, vândalos ou usuários de entorpecentes em busca de alguns fios para trocar por drogas.
Segundo funcionários da empresa Freitas & Morais que presta serviços de instalação e manutenção da iluminação pública na nossa cidade, o último furto ocorrido no Parque dos Lagos foi feito por pessoas especializadas e que entendem de ligações elétricas.
De acordo com os funcionários da empresa, prova de que o local foi alvo de uma quadrilha especializada pode ser comprovada pela grande quantidade de fios e conectores furtados. Ao todo foram levados 600 metros de cabos, ocasionando um prejuízo de mais de 15 mil reais aos cofres público.
Outro indicativo é o fato de a fiação não ter sida arrancada a esmo, já que não se tratou de um furto convencional pois os cabos estavam cortados de forma correta e até mesmo simétrica. Inclusive para efetuar essa ação criminosa, a pessoa fez uso de um alicate de bom corte.
Para reinstalar toda a fiação levada do local foram necessárias a mão de obra de diversos profissionais que levaram dois dias inteiros para refazer todo o trabalho e deixar o Parque novamente iluminado.
ATENÇÃO: É importante lembrar que receptar produtos furtados é crime cuja pena é reclusão, de um a quatro anos, e multa.
O Parque dos Lagos é um bem cultural tombado pelo patrimônio histórico de Frutal, sob Decreto nº 7633 de 06 de abril de 2009.
Fonte: Departamento de Comunicação.
Venha comemorar o 69º aniversário do Distrito de Aparecida de Minas, dia 09 de março, a partir das 19h na Praça da Matriz.
Show ao vivo com a dupla sertaneja Herick e Bruno e apresentações culturais com a "Banda Major Lara" e o Grupo de Catira "Os Filhos de Frutal".
Informações: 34 3423 2670
Arte: Departamento de Comunicação
Feira de Artesanato de Frutal.
Dias 18 e 19 de março você terá a oportunidade de prestigiar o artesanato frutalense com muita diversidade de produtos, praça de alimentação e área kids gratuita para as crianças se divertirem. Som ambiente e atrações culturais.
Venha prestigiar os artesãos frutalenses e adquirir os melhores artesanatos da nossa região.
Informações: 34 3423 2670
Apoio: AFA, Grupo Fruart, Artesãos Independentes e Circuito Turístico Rota do Triângulo.
Realização: Secult Frutal e Prefeitura de Frutal.
Arte: Departamento de Comunicação
Visita guiada ao Museu de Frutal com o Gerente de Acervo e Patrimônio HIstórico de Frutal, Ionei Dutra.
Vídeo: Departamento de Comunicação
E o trabalho continua no setor do Arquivo Público com a elaboração da exposição do dinheiros e moedas do Brasil que será realizada em breve na Casa da Cultura de Frutal.
Fique ligado nas redes sociais da cultura.
Foto: Secult Frutal - Servidor Ionei Dutra
ENTENDA A LEI PAULO GUSTAVO
Lei Paulo Gustavo
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Lei Paulo Gustavo
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Lei Paulo Gustavo
Fonte: Comunicação da Prefeitura
CONSULTA PÚBLICA DA LEI PAULO GUSTAVO É PRORROGADA ATÉ 06 DE FEVEREIRO. PARTICIPE RESPONDENDO O LINK INSERIDO NA MATÉRIA ABAIXO.
A Prefeitura de Frutal por meio da Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão abriu uma consulta pública para aplicação da Lei Paulo Gustavo no município.
A pesquisa ficará aberta de 10 a 30 de janeiro de 2023, no site oficial da SECULT FRUTAL, é voltada aos produtores culturais e tem por objetivo coletar propostas de como os mecanismos de financiamento devem estar estruturados, as divisões de categorias e valores, além de demais itens relevantes para a construção dos editais.
Para garantir que a coleta seja efetiva, o formulário foi desenvolvido pela Secretaria, de acordo com os dispositivos da Lei Paulo Gustavo:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp195.htm.
A pesquisa está dividida em seis seções, sendo elas:
Modalidade I - Produção/Desenvolvimento Audiovisual (Artº 6º Inciso I);
Modalidade II - Apoio a sala de cinemas itinerantes e de rua (Artº 6º Inciso II);
Modalidade III - Formação/Difusão/Pesquisa e Memória Audiovisual (Art 6º Inciso III)
Modalidade IV - Apoio ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária (Art 8º Inciso I);
Modalidade V - Apoio à Produções Culturais (Art 8º Inciso II);
Modalidade VI - Apoio a espaços artísticos e culturais; e sugestões gerais.
Arte: Comunicação da Prefeitura
A Folia de Reis está chegando na Quineira.
É neste sábado com apresentação da Companhia de Santos Reis Estrela da Guia e shows da dupla sertaneja Marks e Amarildo e Cacique a Pagé.
Prestigie e ajude o hospital Hélio Angotti.
Arte: comunicação da Prefeitura.
Prestigie o Recital de Natal do Conservatório Municipal João Adriano de Barros.
Informações: 34 34232670
Arte: comunicação da Prefeitura
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL - FRUTAL MG.
Conjunto Paisagístico Parque Leda Campos Borges - Parque dos Lagos
Muita gente talvez não saiba, mas o Parque dos Lagos é patrimônio histórico de Frutal. E justamente para resguardar e proteger a riqueza arquitetônica e paisagística do local, existe uma legislação especial que não permite que sejam realizadas muitas obras de construção e nem de revitalização da área.
Mas mesmo sofrendo com a seca e a escassez de água nos últimos anos, o Parque dos Lagos continua a ser o principal ponto de encontro e diversão das famílias frutalenses e de moradores da nossa região, um verdadeiro cartão-postal que merece e precisa ser bem-cuidado e protegido não só pelo Poder Público, mas por toda a população.
Fonte: Comunicação da Prefeitura.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL - FRUTAL MG.
Quilombo da Serrinha!
O quilombo ou mocambo é o nome que se dá às comunidades formadas majoritariamente por remanescentes de fugitivos da escravidão no Brasil e que remontam ao Período Colonial. Era também uma das formas de resistência ao sistema escravocrata que essas populações encontraram, muitas vezes após fugas individuais e coletivas de senzalas e plantações.
E você sabia que a poucos quilômetros da nossa cidade existe um quilombo que ainda existe e resiste? Então se não conhece aperte o play e conheça um pouco da história do Quilombo Serrinha, patrimônio histórico do município de Frutal.
Siga o instagram da secult frutal: @cultura.frutal
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Informações: 34232670
Arte: Comunicação da Prefeitura
Informações: 3423 2670
Arte: Comunicação da Prefeitura
Informações: secultfrutal@gmail.com
Arte: Comunicação da Prefeitura
Informações: secultfrutal@gmail.com
Arte: Comunicação da Prefeitura
Pessoal! a magia do Natal está chegando.
A caravana Natal Coca Cola está chegando em Frutal, dia 30 de novembro a partir das 19h.
Participe da carreata e venha prestigiar uma linda apresentação da Banda Municipal Major Lara.
Informações: 34 3423 2670 email: secultfrutal@gmail.com
Fonte: Comunicação de Frutal
5º Abala Frutal - Marcha para Jesus.
09 de dezembro de 2022 - comemoração ao Dia da Bíblia.
Show as 22h, No Parque de Exposição os Idealistas.
Informações: 34 34232670 email: secultfrutal@gmail.com
Fonte: Associação Cristã de Frutal e Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão.
Seminário de Turismo em Frutal. Participe!
Informações: 034 3423 2670
Fonte: Sebrae e Cultura
Encontro da Governaça de Turismo em Frutal.
Informações: 034 3423 2670
Fonte: Sebrae e Cultura
Se liga na Programação oficial da Consciência Negra 2002.
Informações: 034 34232670
Email: secultfrutal@gmail.com
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Teve início a exposição "É Primavera", do Dr. Professor Wanderley Pedrosa.
A Exposição está na Casa da Cultura, situada a Rua: Senador Gomes da Silva, 26.
De segunda a sexta, até o dia 31/10 você pode prestigiar essa linda exposição.
Prestigie! você é o nosso convidado especial.
Informações: 34 34232670
Fonte: Secretaria da Cultura
Inauguração oficial da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Povoado de Água Santa.
A imagem está instalada próximo a Capela, bem cultural protegido pelo inventário cultural.
Prestigie este momento de devoção e fé.
Fonte: Secretaria da Cultura
Transporte especial para os romeiros frutalenses!
A Prefeitura de Frutal vai disponibilizar transporte para os romeiros que forem até a Água Santa neste dia 12 de outubro.
O ônibus que irá trazer os romeiros de volta para Frutal irá sair do povoado às 10 horas da manhã e será totalmente gratuito!
Uma abençoada romaria para todos!
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Prefeitura anuncia show de Jads & Jadson no aniversário de 135 anos de Frutal
A Prefeitura de Frutal acaba de anunciar uma importante mudança na programação dos 135 anos de aniversário de Frutal.
Por motivos de força maior, a apresentação da dupla Bruno & Barreto precisou ser cancelada, mas engana-se quem pensa que por isso a festa será menos animada e cheia de sucessos. Para fechar a primeira noite de festa em grande estilo, a Prefeitura de Frutal vai trazer Jads & Jadson.
A dupla, de sucessos como Miséra, Zé Trovão e Jeito Carinhoso, promete por todo mundo para dançar e curtir na noite de segunda-feira, 03 de outubro, na Praça da Prefeitura.
O prefeito Bruno Augusto lamentou a mudança, mas disse que esses contratempos são comuns em eventos dessa magnitude. “O importante é que conseguimos trazer um show a altura, de uma dupla que está na boca do povo e tem um repertório repleto de canções animadas e para cima”.
Lembrando que a festa de aniversário de Frutal será realizada nos dias 03 e 04 de outubro na Praça da Prefeitura e na terça-feira haverá um grande almoço, que graças ao apoio do empresariado local, será servido gratuitamente para toda a população das 11h às 14h. Ainda no dia 04, os meninos da pecuária, Léo & Raphael serão os responsáveis por encerrar as comemorações de aniversário da nossa cidade com um grande show.
O evento é totalmente aberto à população com apresentações de artistas locais e grandes nomes da música sertaneja brasileira. Além disso, a praça de alimentação do evento ficará sob a responsabilidade de instituições filantrópicas frutalenses e todo o dinheiro arrecadado será revertido para essas entidades.
Fonte: Comunicação de Frutal
Ações culturais em comemoração ao Dia Municipal da Leitura " Profª Newta Maria Gagliard Azevedo".
Varal de poesias, inauguração do jardim da poesia, contação de história, sarau literário, homenagens aos escritores frutalenses e músicas.
Informações: 034 3423 2670
Prestigie!
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Fique por dentro da programação de aniversário de 135 anos de Frutal!
Vai ser de graça na praça e aberto para toda a população.
Para comemorar os 135 anos de Frutal, a Prefeitura preparou uma programação especial, serão dois dias de festa, música boa, diversão e muita solidariedade.
Além de shows de grandes nomes da música frutalenses, também haverá duas apresentações com duplas conhecidas nacionalmente.
No dia 03 de outubro, segunda-feira, vai ter muita farra, pinga e foguete com Bruno & Barreto. Já na terça-feira, a animação vai ficar por conta dos meninos da pecuária, Léo & Rafael.
Ainda na terça-feira será servido um delicioso almoço para todo o público presente ao evento das 11h às 14 horas.
Além disso, a praça da alimentação do evento ficará sob a responsabilidade das entidades filantrópicas de Frutal, ou seja, o valor das vendas realizadas por essas barracas será todo revertido para instituições do nosso município. Por conta disso, não será permitido que as pessoas entrem nem comida e nem com bebidas no local da festa.
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Está chegando a 6ª Parada LGBTQIA+ de Frutal.
Dia 11 de setembro na Praça da Prefeitura, com show especial de Lorena Simpson..
Prestigie! demonstre seu respeito a todas formas de amor.
Informações: 34 34232670
Fonte: Cultura de Frutal
Está chegando o 2º Retrô Car de Frutal!
Dias 10 e 11 de setembro, no estacionamento do estádio Marretão.
Encontro de carros antigos com muita música, gastronomia com os foodtruks, brindes, artesanato, mercado de pulgas emuito mais.
Participe, traga sua família.
Informações: 34 34232670
#prefeituradefrutal
#opovoemprimeirolugar
#culturaeturismo
#fusqueiroeamigos
Fonte: Comunicação da Prefeitura e Secretaria de Cultura.
Já anota na agenda que dia 4 de setembro acontece o evento XII Encontro de Bandeira de Folia de Reis. Leve a família e participe.
Praça da Matriz 📍
A partir das 10h
XII Encontro de Folia de Reis 🎤🎼
#prefeituradefrutal
#opovoemprimeirolugar
#culturaeturismo
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Já anota na agenda que dia 4 de setembro acontece o evento 12 horas de Capoeira - Aqui o Berimbau Não Para. Leve a família e participe.
#prefeituradefrutal #frutal #opovoemprimeirolugar
Fonte: Comunicação da Prefeitura
FRUTAL, ESTAMOS CHEGANDO!
É com muita alegria que o Coral do Cerrado apresentará o Show "Isto Aqui o Que É", no dia 20 de agosto de 2022 (sábado), as 20:00, noa anfiteatro da UEMG @uemgunidadefrutal!
A apresentação é aberta a toda a comunidade de Frutal, a entrada é franca (gratuita), e os ingressos serão retirados no local, dia e horário da apresentação com o limite de público que o espaço comporta, então: não chegue atrasado e garanta o seu lugar!
Nosso intuito, também, é celebrar o Dia dos Pais e contaremos com uma apresentação especial realizada pela Banda Municipal Major Lara!
IMPERDÍVEL!
Apoio: @prefeituradefrutal @cultura.frutal @uemgunidadefrutal @rotadotriangulo
Patrocínio: @grupoalgar
Realização: @coraldocerrado
Fonte: Coral do Cerrado
Fonte: Coral do Cerrado
Fonte: Coral do Cerrado
Está chegando o tradicional Encontro de Bandeiras de Folia de Reis de Frutal, que acontecerá dia 04 de setembro de 2022, na Praça da Matriz.
O Encontro é apoiado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultura - COPAC, por ser um bem cultural protegido pelo patrimônio cultural do município e de Minas Gerais.
Participe!
Informações: 34 34232670
Arte: Comunicação da Prefeitura / Texto: Secretaria de Cultura
Vem ai o tradicional encontro de capoeirista de Frutal, que acontecerá dia 04 de setembro de 2022, no Alvorada Praia Clube.
Serão 12 horas seguida de muita roda de capoeira e aprendizado sobre essa importante cultura brasileira.
Participe!
Informações: 34 34232670
Arte: Comunicação da Prefeitura / Texto: Secretaria de Cultura
Atenção Artistas de Frutal!!
Está aberto o cadastro para certificação cultural de trabalhadores da cultura (pessoa física), espaço, equipamentos culturais, empresas culturais, grupos, associações, entidades culturais, eventos, feiras e festas populares.
A certificação cultural é o documento oficial que legitima o fazedor de cultura no município a estar apto a participar dos editais de fomento a cultura, captar recursos públicos juntos as instituições governamentais, bem como apresentar projetos culturais na Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão.
A certificação cultural é feita pelo Conselho Municipal de Cultura - CMC Frutal.
Faça seu cadastro no site da Secult Frutal. www.cultura.frutal.mg.gov.br
Informações: 34 3423 2670
Email: secultfrutal@gmail.com
Fonte: Comunicação da Prefeitura.
Vem ai uma feira de artesanato super especial do dia dos Pais, com muitas novidades dos artesãos frutalenses.
Na feira ainda terá praça de alimentação, espaço kids e show cultural com o Conservatório João Adriano de Barros.
Participe! valorize o artesanato de Frutal.
Informações: 34 3423 2670
Arte: Comunicação da Prefeitura.
Vem ai um super evento comemorativo ao Dia Nacional do Motociclista.
Dia 27 de Julho, na Praça da Prefeitura, a partir das 19h.
Praça de Alimentação com os Foodtruks, Espaço Kids, Exposição dos Fusqueiros e Shows com a Banda TheSix e Social Lite.
Prestigie!
Fonte: Comunicação da Secretaria de Cultura.
LEI ALDIR BLANC 2 E LEI PAULO GUSTAVO PROMULGADAS! AGORA É OFICIAL!
Foram publicadas no Diário Oficial da União as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, cujos vetos presidenciais foram derrubados no Congresso Nacional esta semana, fruto de intensa mobilização do setor cultural brasileiro. A derrubada dos vetos foi fruto de ampla mobilização nacional que envolveu artistas, produtores, técnicos, fazedoras, e gestores culturais de todo o país. A aprovação destas duas Leis permitirá um investimento nacional no setor cultural de 3,8 bilhões de reais ainda em 2022 e de 3 bilhões anuais, anualmente, a partir de 2023. Recursos que deverão ser aplicados em editais e chamadas públicas de fomento à cultura. A Lei Paulo Gustavo versa sobre o exercício de 2022, e prevê que os recursos precisam ser ao menos empenhados pelos estados e municípios até o dia 31 de dezembro de 2022. A legislação precisará ainda ser regulamentada pelo governo federal, a quem cabe a transferência dos recursos para estados e municípios. Os entes precisam, por sua vez, inscrever estes recursos na LOA do exercício de 2022. Já a Lei Aldir Blanc 2 precisará ser inscrita no orçamento da União para 2023, cabendo ao governo a ser eleito no pleito presidencial a sua efetiva implementação. É preciso que sigamos e atentos e atuando em sinergia, para que estes recursos cheguem na ponta, beneficiando o setor cultural do país. Hoje é um dia histórico para a cultura brasileira. A promulgação destas Leis significará a consolidação definitiva do Sistema Nacional de Cultura no Brasil! Vamos juntos enfrentar o desafio de aplicar de forma eficiente e rápida as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, de forma descentralizada, democrática e desburocratizada.
**Os valores da Lei Aldir Blanc 2 serão os mesmos de 2020.
Fonte: Articulação Nacional de Emergência Cultural.
Lei Aldir Blanc 2
Fonte: Diário Oficial Federal
Lei Paulo Gustavo
Fonte: Diário Oficial Federal
Atenção amantes dos carros antigos!
No dia 30 de junho na Casa da Cultura aconteceu reunião da equipe da Secult com a Associação dos Fusqueiros e Amigos de Frutal.
A reunião teve o objetivo de discutir sobre a realização do 2º Encontro de Carros Antigos. Ficou definido que o evento será dois dias, acontecendo dia 10 e 11 de setembro de 2022, no estacionamento do estádio do Marretão.
Em breve novidades!!
Fonte: Comunicação da Cultura.
No dia 24 de junho aconteceu na Casa da Cultura reunião de posse dos membros titulares e suplentes da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, vinculada a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão.
Segue ao lado a Portaria nº 1.008 de 13 de maio de 2022
Fonte: Comunicação da Cultura
Portaria nº 1.008 de 13 de maio de 2022.
Institui a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, vinculada a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão.
Fonte: Comunicação da Cultura
Frutal tem a maior pontuação da história do município no ICMS Cultural.
O município de Frutal teve uma pontuação histórica no ICMS Cultural referente aos trabalhos de preservação do patrimônio cultural realizados em 2021. A pontuação provisória foi de 17,86 o que dentro da estimativa feita pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão, a pasta irá receber em 2023, em torno de 300 mil reais.
Essa pontuação é resultado de investimentos feitos nos bens culturais tombados, registrados, inventariados e no programa de educação a conservação do patrimônio histórico. A pontuação definitiva sai no final do mês de julho no site do IEPHA. (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).
Segundo a Secretária de Cultura, Edimar Reis, um dos objetivos da pasta é promover ações de preservação ao patrimônio cultural, enfatizando a importância de conservar a história, os bens culturais e tradições da comunidade frutalense. “Desde o início da gestão colocamos como prioridade os investimentos pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (FUMPAC) para que o município conseguisse uma expressiva pontuação e assim a cada ano a cultura irá receber mais recursos do ICMS Cultural que são muito importantes para manter viva as tradições culturais bem como zelar pelas edificações tombadas”.
O Gerente de Programas Culturais e Apoio Administrativo, Raphael Silva, destacou que os trabalhos foram acompanhados pela Assessoria da empresa Baroque Arquitetura e pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COPAC) que apresentaram os caminhos corretos de como fazer os investimentos. “O ICMS Cultural é uma importante política pública de cultura e que a atual gestão priorizou para que os bens culturais do município fossem protegidos conforme a lei”, finalizou.
Entenda como funciona o ICMS Cultural
O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Na terça feira, dia 14/06 recebemos na Casa da Cultura, a visita das representantes da Associação de Artesanato de Morro Agudo - SP, a Presidente Angélica Gibello, Marina Figueiredo, Fabiana Machado, acompanhadas pela Presidente da Associação Frutalense de Artesanato, Odelma Emerenciano.
A Secretária de Cultura Edimar Reis mencionou a importância de fazer parcerias com outros municípios para o crescimento do artesanato em Frutal e Região. Que o artesanato é um grande fomentador de turismo em Frutal e destacou que a AFA vem trabalhando com diversas parcerias em prol do artesanato frutalense.
A Casa da Cultura sempre estará aberta para receber os artistas, destacou Edimar Reis.
Fonte: Secretaria de Cultura
1º JUNINÃO DE FRUTAL - 10 DE JUNHO DE 2022
FONTE: COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA
Fique por dentro de todas as atrações do 1º Juninão de Frutal!
E além de muita música, diversão e animação para pessoas de todas as idade, o evento também contará com diversas barraquinhas que irão vender os mais variados quitutes e marcas de bebidas, com renda revertida para as instituições filantrópicas da nossa cidade.
Então não se esqueça é de graça, na praça e vai ser bão demais da conta sô!
Fonte: Comunicação Prefeitura
Decreto de ocupação de espaço público pelas entidades filantrópicas de Frutal durante os dois dias do Juninão.
Fonte: Secretaria da Cultura
ATENÇÃO!
NOTICÍA DO IEPHA - MG
CADASTRO DE TERREIROS E CASAS DE MATRIZ AFRORELIGIOSA DE MINAS GERAIS.
No último dia 30 de maio de 2022 o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG lançou um Cadastro para Identificação de Terreiros e Casas de Matriz Afrorreligiosa de Minas Gerais.
Este cadastro tem como objetivo o levantamento de informações para apoiar a construção de políticas públicas de Patrimônio Cultural, que visam o reconhecimento e a proteção da dimensão cultural do povo de santo no contexto do estado.
O formulário é composto por questões orientadas para a caracterização dos espaços e territórios de matriz afrorreligiosas mineiras (denominados genericamente de “terreiros e casas), buscando conhecer a diversidade com que se apresentam, suas práticas e formas de organizações, além da identificação das dificuldades que enfrentam para manutenção de suas formas de vida e tradições, com vistas a proteção e salvaguarda.
Por essa razão é muito importante que a comunidade de terreiro de Minas Gerais participe e preencha o formulário!
Segue abaixo o link do formulário:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPHYsnkV6kX_EpUmbtwimr8HP_Oil5S9QNJWZJBGBbePlAvA/viewform
Você que participa da diretoria ou integra algum clube de serviço ou entidade filantrópica da nossa cidade, a Secretaria da Cultura te convida para para realizar um cadastro para que a instituição participe do Juninão deste ano.
Lembrando que toda a renda que for arrecadada com a venda de produtos na praça de alimentação do evento será revertida para entidades filantrópicas da nossa cidade.
O cadastro pode ser feito até a próxima terça-feira em horário comercial na sede da Secretaria da Cultura que fica na Rua Senador Gomes 26.
Fonte: Comunicação da Prefeitura
1º Juninão terá show gratuito de Guilherme & Santiago e renda revertida para as instituições filantrópicas da cidade.
Um evento popular, totalmente gratuito e aberto para todos os moradores da nossa cidade, assim será o 1º Juninão promovido pela Prefeitura de Frutal e que será realizado nos dias 10 e 11 de junho na Praça da Prefeitura.
Além das tradicionais comidas e danças típicas características de todos os juninões, a Prefeitura de Frutal preparou uma grade de shows especial para o evento, no primeiro dia de festa sobem ao palco Guilherme & Santiago, uma das duplas sertanejas mais populares e de carreira mais longeva e sólida do país. Já no dia 11 de junho, a animação vai ficar por conta da banda Jafferson.
O Juninão é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Frutal, que além de levar lazer e diversão de forma totalmente gratuita para as famílias frutalenses, também ajudará as instituições filantrópicas do município que prestam um importante trabalho social e educacional para a sociedade frutalense.
Isso porque a praça de alimentação do evento ficará sob a responsabilidade das entidades filantrópicas da cidade e por isso toda a renda da venda de comida e bebidas comercializadas durante os dois dias de festa será revertida para essas instituições. Haverá também Feira de Artesanato com muitas novidades dos artesãos frutalenses.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Frutal.
EXPOSIÇÃO DE ARTE - REFLEXOS
ARTISTA: RICARDO MARQUES
Frutalense transforma espelhos em pura arte!
Eles estão presentes em quase todos os lugares: no seu quarto, na sala da sua casa, nos banheiros, embutidos em guarda-roupas, dentro de automóveis e até mesmo nas aulas de física na escola.
Os espelhos são objetos onipresentes em uma sociedade cada vez mais vaidosa e preocupada com a imagem. Mas você sabia que um espelho também pode se transformar uma luxuosa obra de arte que traz beleza e requinte a qualquer ambiente onde a peça esteja instalada.
Se você ainda não ouviu falar e nem conhece a arte em espelhos, o Museu Municipal de Frutal está com uma exposição que vai te mostrar que com talento e criatividade é possível transformar objetos comuns e que estão muito presentes no nosso dia a dia em verdadeiras obras de arte.
Com o sugestivo nome de Reflexos, a exposição é a primeira incursão de Ricardo Antônio Marques no mundo das artes. Além do trabalho com espelhos também estão expostos desenhos e peças de madeiras feitas pelo vidraceiro, que desde criança demonstrava ter um dom para o desenho.
Apesar do talento inegável para arte desde pequeno, Ricardo rechaça a ideia de que o dom seja algo que nasça com a pessoa. “Para mim ter o dom, é ter o domínio sobre a técnica, o domínio sobre as ferramentas e isso que eu tento buscar com muito esforço, horas de trabalho e dedicação”.
O desenho entrou na vida de Ricardo como uma diversão, uma brincadeira de criança, mas foi ganhando espaço na rotina do futuro artista plástico já na adolescência. Foi quando ele, que já trabalhava meio período em um escritório, usou parte do salário para comprar um curso de desenho do Instituto Universal Brasileiro. Depois disso ainda fez cursos de artes com o artista plástico, Ionei Dutra, de quem se tornou amigo e inclusive o arquiteto se tornou um dos responsáveis pela primeira exposição de artes de Ricardo.
Já os espelhos entraram na vida de Ricardo por acaso quando ele começou a trabalhar numa vidraçaria, ali foi aprendendo as técnicas e o ofício de vidraceiro. Logo o ganha pão virou paixão e ele começou a produzir peças que impressionavam não só pela beleza e criatividade, mas também pelos cortes precisos feitos em um material que costuma ser bastante frágil e sensível.
Aliás, a técnica de corte em espelhos desenvolvida e aprimorada por Ricardo ao longo dos anos chama a atenção e encantam até mesmo colegas de profissão do país inteiro. “Participo de um grupo no WhatsApp com vidraceiros do país todo e também de alguns profissionais de países vizinhos e eles sempre ficam me perguntando como eu faço os meus cortes, quais técnicas eu utilizo”.
Aliás, fazer o diferente, algo que ninguém ou apenas poucas pessoas conseguem realizar foi sempre algo que inspirou e impulsionou a criação de Ricardo. “Eu não gosto de fazer o que todo mundo está fazendo, gosto de pensar um pouco fora da caixa, de me desafiar a cada dia, a cada arte que crio”.
O fato de essa ser a primeira vez que o vidraceiro expõe o seu trabalho para o público não é algo que intimide Ricardo. “Eu fico feliz quando alguém elogia o meu trabalho, mas eu produzo minhas peças para mim, eu paro penso, imagino como ficaria a peça e fico extremamente feliz e satisfeito quando consigo transformar o que era apenas uma ideia em realidade”.
Já Ionei Dutra, responsável pelo Museu Municipal, explica porque decidiu convidar Ricardo, um artista que nunca havia exposto nenhum trabalho plástico em público antes, para realizar a sua primeira exposição artística. “Conheço o Ricardo há algum tempo, foi meu aluno no Vicente Macedo, conheço o talento dele e acredito que Frutal mereça conhecer as obras dele e ele merece ter o talento reconhecido pela população frutalense. E essa é uma das funções, dos papéis do Poder Público incentivar e dar visibilidade a esses novos artistas”.
A exposição “Reflexos” está aberta para a visitação do público, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e é totalmente gratuita.
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Frutal sedia os Jogos Escolares de Minas Gerais.
Prestigie!
Fonte: Comunicação Prefeitura
Você recomendaria para um turista visitar Frutal?
Apesar das suas belezas naturais e riqueza histórica e cultural, Frutal ainda não é um destino muito conhecido pelos turistas.
Para mudar essa realidade e fazer com que o turismo se transforme em uma importante fonte de receita, emprego e lazer para o nosso município, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Inclusão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação e o SEBRAE irão realizar um seminário para fomentar e promover o fortalecimento do turismo na nossa região.
O evento é aberto a todos os públicos.
Fonte: Comunicação da Prefeitura
Notícia do Arquivo Nacional!
A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras entidades de memórias de todo o país em comemoração ao Dia Internacional de Arquivos (9 de junho). Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. Sua 6ª edição será de 6 a 10 de junho de 2022.
Para apoiar a divulgação das atividades de sua instituição, disponibilizamos para download um kit de peças gráficas digitais. Fique à vontade para utilizá-las e customizá-las.
Estamos à disposição para mais informações. Contate-nos pelo e-mail semanadearquivos@a.gov.br.
Atenciosamente,
Equipe da Semana Nacional de Arquivos
ARQUIVO NACIONAL
Fonte: Arquivo Nacional
Vem ai mais uma Feira de Artesanato em Frutal.
Prestigie!
Informações: 034 3423 2670
Arte: Comunicação da Prefeitura
Salva essa data aí sô!!!.
Vem ai o 1º Juninão de Frutal.
Aguarde!
Arte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Artista português expõe peças influenciadas pela Paixão de Cristo no Museu Municipal
“Ao longo da vida visitei inúmeras igrejas, capelas e catedrais espalhadas pelo mundo e algo sempre me chamou a atenção, o rosto de Cristo nunca era o mesmo, nunca era igual”. Essa observação curiosa foi uma das inspirações para que o artista português radicado em Frutal, Luís de Matos, criasse a exposição “Metafórico”.
Mesmo acreditando que a arte é essencialmente provocativa e partindo de uma ideia que pode causar certa polêmica e controversa, Luís não tem nenhuma intenção em causar irritação ou desconforto nos cristões que ele espera que visitem à exposição. “Sou um artista que se preocupa mais com o traço, com a cor, com a questão estética. Essa é apenas a releitura, a visão de um artista sobre a Paixão e crucificação de Cristo”.
Um Cristo que está presente em quase todos os quadros e peças da exposição, mas que não tem um rosto, justamente por remeter aos diferentes Cristos vistos por Luís ao longo da sua peregrinação por igrejas e capelas. “Eu acredito que cada pessoa vê o Cristo de um jeito, de uma maneira, de acordo com a sua bagagem cultural e suas crenças. Mais importante que a forma de Cristo é a mensagem e os ensinamentos que ele deixou para humanidade”.
A exposição Metafórico, que chegou à Frutal neste dia 04 de abril, já passou por outras cidades brasileiras e também já esteve em Portugal, terra natal de Luís. “É lógico que ao longo desse caminho a exposição passou por mudanças, aliás eu acredito que uma exposição nunca está totalmente concluída, ela sofre constantes transformações e metamorfoses, assim como nós que estamos sempre em constante mudança”.
Sobre as peças que ficarão expostas na Casa da Cultura até o dia 29 de abril, Luís destaca que nem todas elas estão à venda. ‘Evidentemente, o artista precisa comer, se manter, comprar tinta e tela que são caras, mas toda vez que vendo uma peça, sinto que vai embora uma parte de mim. Por isso, essas peças que estão aqui, fazem parte do meu acervo particular”.
Luís ainda lamenta o fato de os frutalenses valorizarem e frequentarem pouco a Casa da Cultura. “Espero que os moradores da cidade venham ver a minha exposição, mas desejo, principalmente, que esse seja um espaço que cause mais interesse nos frutalenses, que eles sintam vontade virem até aqui”.
O responsável pelo Museu Municipal, Ionei José Dutra, também compartilha desse desejo de Luís, tanto que a intenção dele é promover pelo menos uma exposição a cada mês no espaço. “Infelizmente, temos uma certa dificuldade em encontrar pessoas interessadas em expor suas peças aqui, mas temos reforçado esses convites e entrado em contato com o maior número possível de artistas da nossa cidade”.
E se você não pode ou não consegue visitar a exposição Metafórico, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, horário no qual a Casa da Cultura funciona, Ionei tem uma boa notícia para você. “Nós estamos abrindo visitações em horários alternativos como o perídio da noite ou aos finais de semana basta entrar em contato com a gente pelo 3423-2670 para que a visita seja marcada para um grupo de pessoas”.
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal.
Pacientes do CAPS II visitam Museu Municipal
Os pacientes atendidos pelo CAPS II tiveram uma manhã de terça-feira diferente essa semana, ao invés das atividades comuns oferecidas pela entidade, eles foram até o Museu Municipal onde está sendo realizada a exposição “Metafórico” do artista português Luís Matos.
Ali, eles estiveram em contato com as obras e a arte do pintor e escultor que nessa nova exposição retrata, com um olhar todo particular, a Paixão e a crucificação de Cristo.
De acordo com a assistente social, Elisangela Lopes, a visita ao museu faz parte das atividades da Oficina da Cidadania. “Nessa atividade costumamos fazer uma reflexão junto com os usuários do CAPS II da condição de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade. Também apresentamos noções de direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal”.
Ainda segundo Elisangela, a visita ao museu foi uma forma de os pacientes conhecerem outros espaços além do CAPS II. “Isso ajuda no processo de socialização. É uma forma de inclusão, de acesso à cidadania. Salientamos que a socialização é necessária e extremamente importante na melhora da saúde mental dos usuários atendidos”.
A Oficina da Cidadania é desenvolvida todas as semanas no CAPS II. “Essa atividade tem duração de aproximadamente uma hora e nesses encontros são abordados diversos temas que vão de encontro com a cidadania. Explicamos como a pessoa pode ter acesso ao BPC Loas (benefício), a Carteira de Transporte Municipal e a documentos pessoais como RG, CPF, Título de Eleitor, já que muitos não têm conhecimento dos direitos que possuem e como acessá-los”, explica a assistente social.
Além de Elisangela Lopes, acompanharam os pacientes do CAPS II até o museu, o técnico de enfermagem, Jorias Torres e a estagiária de psicologia Taianara Heitor de Almeida.
Fonte: Comunicação da Prefeitura de Frutal.
Exposição de Arte: Metafórico, na Casa da Cultura, a partir de 07 de abril.
Prestigie!
Informações: 034 34232670
Arte: Comunicação da Prefeitura de Frutal.
Feira de Artesanato, dia 08 de abril na Praça da Prefeitura.
Participe!
Arte: Comunicação da Prefeitura de Frutal
Atenção Artistas Frutalense!
Foi publicado a Lei nº 6.576 de 06 de abril de 2022, de autoria do Vereador Alexandre Braz, que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilizar oportunidade de apresentação de artistas locais em aberturas de eventos culturais que tenho financiamento público municipal.
Comunicação: Secretaria de Cultura
Na semana municipal do Artesanato, a Secretaria da Cultura irá realizar nos dia 18 e 19 de março, uma feira especial, com participação de mais de 60 Artesãos Frutalense. Ainda terá um show da dupla Rildo e Riany, área kids e área de alimentação.
Prestigiem! Valorizem o artesanato de Frutal.
Informações: 034 3423 2670
Arte: comunicação da Prefeitura
Atenção! Prorrogado o prazo para o credenciamento.
Arte: comunicação da prefeitura
Atenção! Prorrogado o prazo para o credenciamento.
Arte: comunicação da prefeitura
Aberta as inscrições dos artesãos que pretendem participar das feiras de artesanato.
Arte: comunicação da prefeitura
Aberta as inscrições dos artesãos que pretendem participar das feiras de artesanato.
Arte: comunicação da prefeitura
A Prefeitura de Frutal decreta o tombamento do Conjunto Paisagístico Comunidade quilombola da Serrinha, por seu valor histórico, paisagístico, arquitetônico e urbanístico.
Primeira reunião do Comitê Gestor da Feira de Artesanato de Frutal.
A partir de março, na semana do artesão terá início as feiras de artesanato na Praça da Prefeitura.
Em breve terá início o credenciamento oficial dos artesãos que irão participar das feiras.
A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte, Turismo e Inclusão.
As feiras estão regulamentada pela Lei Municipal 6.549 de 18 de novembro de 2021.
Texto: Secretaria de Cultura
RESULTADO FINAL - SUBSÍDIO MENSAL A ESPAÇOS CULTURAIS - LEI ALDIR BLANC
Texto: Raphael
RESULTADO FINAL DO EDITAL DE PRÊMIOS CULTURAIS - LEI ALDIR BLANC
Texto: Raphael
RESULTADO PRELIMINAR DO EDITAL DE PRÊMIOS CULTURAIS - LEI ALDIR BLANC
Texto: Raphael
RESULTADO PRELIMINAR - SUBSÍDIO MENSAL A ESPAÇOS CULTURAIS - LEI ALDIR BLANC
Texto: Raphael
PUBLICAÇÃO DOS EDITAIS DA ALDIR BLANC NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.
Foto e Texto: Raphael
PUBLICADO DECRETO DE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL DA LEI ALDIR BLANC 2021 - FRUTAL MG
DECRETO 11.992 DE 31 DE AGOSTO DE 2021
Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar por superávit financeiro do exercício anterior de recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. No exercício financeiro de 2021, contém outras disposições.
Texto: Raphael
Conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural - COPAC visitaram as obras que estão sendo realizadas no antigo prédio do ISPA - Instituto São Paulo Apóstolo, pertencente a Arquidiocese de Uberaba e administrada pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Frutal. Estavam presentes também o responsável pela Obra, Senhor Gilsem Queiroz e o Padre Rogério Consentino.
O prédio do ISPA é inventariado pelo Patrimônio Cultural de Frutal, e o Conselho está acompanhando a preservação deste importante bem cultural de Frutal.
Foto e Texto: Raphael
Prefeitura de Frutal reabre cadastramento para que artistas frutalenses sejam beneficiados com a Lei Aldir Blanc.
Sem dúvida, um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 foi o setor artístico e cultural. Em Frutal, essa situação não foi muito diferente, infelizmente, muitos artistas e produtores culturais tiveram a carreira e a renda afetadas pela falta de shows e eventos culturais.
Para tentar amenizar pelo menos um pouco os prejuízos financeiros sofridos pela classe artística frutalense, a Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão reabriu o cadastramento cultural, o preenchimento desse cadastro é o primeiro passo para que artistas e produtores culturais da nossa cidade tenham acesso aos recursos emergenciais oriundos da Lei Aldir Blanc, criado pelo Governo Federal.
E mesmo aqueles artistas e produtores que já efetuaram o cadastramento no ano passado e tiveram acesso aos recursos devem fazer novamente o preenchimento desse documento.
O gerente de programas culturais da Secretaria de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão destaca que Frutal recebeu aproximadamente 434 mil reais do Governo Federal para que esse dinheiro fosse repassado para artistas e centros culturais. “Desse montante conseguimos repassar 250 mil para a classe artística, agora faltam cerca de 184 mil que também serão repassados para pessoas ligadas à cultura que tiveram a sua renda diminuída por conta da pandemia”, finaliza Raphael.
Texto Adaptado da Prefeitura de Frutal
LEI ALDIR BLANC 2021: LEGADO, PRORROGAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO EM 2021.
Formação para Gestores e Agentes Culturais
Capacitação gratuita - Inscrições abertas - Vagas limitadas
>> Para participar deste módulo gratuito de capacitação, inscreva-se até o dia 11/08: https://cutt.ly/NQQ0U9V
A Escola de Políticas Culturais (EPCult), que participou ativamente do processo de formulação, mobilização e implementação da Lei Aldir Blanc, oferecerá um módulo gratuito de capacitação sobre a prorrogação da LAB em 2021. Destinado a gestores e agentes culturais interessados em entender, aplicar e acompanhar a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc em seus estados e municípios, bem como em compreender o alcance e o legado desta Lei para as políticas culturais do país, perspectivas e desdobramentos da agenda nacional da cultura.
Em um programa composto de 2 aulas e 1 seminário expositivo, serão abordados temas como:
- Legados da Lei Aldir Blanc para as políticas públicas de cultura no Brasil
- Mapa dos recursos remanescentes e orientações sobre a sua execução em 2021.
- Prorrogação, contrapartida e prestação de contas da LAB
- Construindo a implementação da LAB em 2021: editais, prêmios, e demais mecanismos de seleção simplificada.
>> Primeira aula, dia 12/08, às 19h, via Zoom - o link será enviado aos participantes selecionados
Será OFERECIDO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO mediante comprovação de presença nas aulas do Zoom.
Texto: Escola de Políticas Culturais
Informação da Lei Aldir Blanc
Publicado a Portaria nº 966 de 28 de julho de 2021.
Foi publicado hoje a Portaria Municipal que Institui e designa membros do Comitê Gestor Municipal das Ações Emergências destinadas ao Setor Cultural Previstas na Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, prorrogada pela Lei Federal nº 10.751 de 22 de julho de 2021 e Regulamentada pelo Decreto nº 10.751 de 22 de julho de 2021.
Confira no anexo o texto integral da Portaria.
Texto: Raphael
LEI ALDIR BLANC: PUBLICADO DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO FEDERAL DA ALDIR BLANC
Após determinação do TCU pela suspensão dos comunicados do governo federal, que protelaram por mais de 1 mês as providências para a efetiva prorrogação da Lei Aldir Blanc, foi publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União o Decreto 10.751/2021, que “altera o Decreto no 10.464, de 17 de agosto de 2020, para dispor sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.”
Na prática, este decreto apenas repete conteúdos já estabelecidos pela Lei 14.150/2021, que prorrogou os prazos de execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc até dezembro de 2021. Estes recursos, que somam cerca de 800 milhões de reais, estão no momento parados nas contas de diversos estados e centenas de municípios em todo o país.
Neste sentido, caberá agora aos entes federados, em mobilização nacional, agilizar as providências no sentido da plena execução destes recursos, pressionando o governo federal para que este cumpra a parte que lhe cabe, sem mais medidas protelatórias e que criem dificuldades para gestores e agentes culturais na ponta.
A luta continua, pela LAB PRORROGADA PRA VALER!
Texto: Articulação Nacional de Emergência Cultural
leiemergenciacultural LEI ALDIR BLANC NO TCU: SUSPENSÃO DOS COMUNICADOS DO GOVERNO FEDERAL
Em decisão tomada após reunião solicitada pela Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Alice Portugal, com a presença da Deputada federal e relatora da Lei Aldir Blanc, Jandira Feghali, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou determinação pela suspensão imediata dos Comunicados N°5 e 6 de 2021, que solicitavam que gestores mantivessem o saldo remanescente em conta até publicação de novo decreto de regulamentação da LAB.
O esclarecimento solicitado pelas parlamentares considerava a publicação dos Comunicados uma medida protelatória que atrasaria ainda mais a plena execução destes recursos, cuja prorrogação já estaria garantida pela Lei 14.150/2021.
Portanto, os gestores podem ficar tranquilos para a execução desse recurso para o setor cultural, pois estão respaldados pela Lei e pelo Tribunal de Contas.
Veja o trecho do ACÓRDÃO Nº 1754/2021 – TCU – Plenário:
"9.1. conhecer da documentação encaminhada pela Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Deputada Federal Alice Portugal (peça 106), como petição incidental no âmbito destes autos do TC 026.157/2020-9;
9.2. com fundamento no art. 276, caput, do Regimento Interno/TCU, determinar, cautelarmente, sem oitiva prévia, objetivando garantir a eficácia da decisão de mérito proferida pelo TCU (Acórdão 1.118/2021 – Plenário) e o adequando cumprimento da Lei 14.150/2021, à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo a suspensão imediata dos Comunicados 5 e 6/2021 da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, até que este Tribunal se manifeste conclusivamente a respeito das questões tratadas no bojo deste processo, tendo em vista que a Lei 14.150/2021 possui autoexecutoriedade, não necessitando de prévia regulamentação;”
Existem ainda cerca de R$800 milhões disponíveis na conta de diversos estados e centenas de municípios. Seguiremos acompanhando e firmes na mobilização até que o último centavo desses recursos cheguem na ponta, beneficiando a quem mais precisa!
Texto: Articulação Nacional de Emergência Cultural
Momento Informação Cultural.
A 15ª Primavera dos Museus está chegando!
Com o tema Museus: perdas e recomeços, o evento propõe uma reflexão sobre tudo que o mundo tem passado nos últimos tempos e sobre a importância de buscar novos recomeços.
A temporada de 2021 da Primavera acontece entre os dias 21 e 28 de setembro e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.
O período de inscrição de instituições e atividades para a 15ª edição da Primavera dos Museus começa no dia 26 de julho e vai até o dia 22 de agosto!
As instituições interessadas devem acessar a pagina de eventos.museus.gov.br e cadastrar suas atividades - como exposições, palestras, seminários, shows, exibição de filmes, etc., lembrando que programação é de responsabilidade dos museus.
Ainda no dia 26 será lançada e divulgada a arte e o texto-base da 15º Primavera dos Museus!
Dúvidas e outras informações devem ser enviadas para o endereço eletrônico ➡eventos@museus.gov.br
Fonte: IBRAM
Atenção Galera !
O Conselho Municipal de Cultura está oficialmente no Instagram.
O CMC - Frutal é formado por membros do Poder Público e da Sociedade Civil, representação máxima das políticas estruturais de fomento a cultura no município de Frutal
Siga! e confere todas ações de fomento e notícias da cultura em Frutal.
Texto: Raphael Arte: Comunicação da Prefeitura de Frutal.
13 DE JULHO - DIA MUNDIAL DO ROCK!
🤟🤟Hoje é dia de rock, bebê! Mas não é uma data qualquer é Dia Mundial do Rock.🤟🤟
🎤🎤E pode não parecer, mas Frutal é uma cidade rock and roll! Ao longo da história muitas bandas puseram os frutalenses para baterem cabeça em uma roda-punk. 🎼🎼
🎧🎧 E não importa se era em uma simples festinha de aniversário, na boate mais badalada da cidade ou até mesmo na ExpoFrutal, as bandas de rock frutalense sempre buscaram o seu espaço e tinham um público cativo.
E um dos músicos que ajudaram a manter a cena viva na nossa cidade é o publicitário Farid Santhiago que conversou com a Prefs e contou como o rock mudou a sua vida! Let's rock! 🎸🎸
Texto e Vídeo: Comunicação de Frutal
COMUNICADO Nº 06/2021 - LEI EMERGENCIAL DA CULTURA ALDIR BLANC
Lei Aldir Blanc: Orientações iniciais aos Municípios, em decorrência publicação da Lei nº 14.150/2021, que alterou a Lei nº 14.017/2020.
Fonte: Diário Oficial da União
Foi publicado a Lei Federal 14.150 de 12 de maio de 2021 que altera a Lei Federal 14.017 de 29 de junho de 2020, referente as ações emergenciais da cultura - Lei Aldir Blanc.
Confira na integra no documento em anexo.
Texto: Raphael
O MUSEU DE FRUTAL ESTÁ REGULARIZADO!
O Museu de Frutal está oficialmente criado através da publicação da Lei nº 6.528 de 29 de junho de 2021. O Museu está em funcionamento desde agosto de 2005, com 3 salas no pavimento superior e no hall de entrada da Casa da Cultura.
Com regularização através de Lei o Museu de Frutal poderá se cadastrar junto ao IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus e participar de editais de fomento em todas esferas governamentais.
O Museu de Frutal está situado á Rua: Senador Gomes da Silva, 26, Centro. Fica aberto para visitação das 08h as 17h de segunda a sexta feira.
Informações: 034 3423 2670
Texto: Raphael - Secretaria Municipal de Cultura
Aconteceu ontem dia 01/07 o último Fórum Setorial de Cultura com o debate sobre os desafios e oportunidades para o artesanato de Frutal. Participaram artesãos, gestores culturais, servidores da Secretaria Municipal de Cultura, conselheiros do Conselho Municipal de Cultura, estudantes e comunidade frutalense. Registramos também a participação das artesãs convidadas Adejane e Iris Dutra.
O Fórum tem objetivo de pautar propostas para o Plano Municipal de Cultura.
#fórumsetorialdeartesanato#planodeculturafrutal#conselhodeculturadefrutal#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar
Foto: Marcela Conselho Texto: Raphael
Acontece hoje o Fórum Setorial de Artesanato!
O Fórum tem objetivo de proporcionar diálogos entre artesãos, servidores da cultura e comunidade a fim de contribuir na construção do Plano Municipal de Cultura. Acontecerá as 20h, de forma virtual pela Plataforma do Google Meet e os interessados em participar devem fazer inscrição no Portal da Cultura até as 19h.
Realização: Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Inclusão.
Texto: Raphael Arte: Comunicação Prefeitura
Na tarde do dia 29 de junho a Casa da Cultura, representada pela Secretária Edimar Reis e o Diretor do Museu Ionei Dutra, recebera a visita da Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcela Bueno e o Professor de Teatro Rodolfo, que apresentaram um projeto de curso de teatro a ser desenvolvido no município de Frutal. A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Inclusão está sempre aberta ao diálogo com artistas para juntos fomentarem cultura.
Em breve novidades deste e de outros projetos culturais que estão sendo discutido.
#culturateatrodefrutal#conselhodeculturadefrutal#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar#projetoculturalcursoteatrofrutal
Texto e Foto: Raphael
Ontem, dia 28/06 representantes do Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura reuniram -se com membros da Diretoria e professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, membros do Cacom - Centro Acadêmico de Comunicação Social com objetivo de dialogar propostas de parceria para o desenvolvimento da cultura no município.
Esta sendo elaborado o Plano Municipal de Cultura e a Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG é parte fundamental deste processo de construção de políticas públicas para cultura.
Foto: Jonas Sulurico
A liberdade de demonstrar o amor em todas as duas formas!!!
Comemorado nesta segunda (28), o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ relembra um momento histórico da luta pelos direitos dessa população.
No dia 28 de junho de 1969, policiais invadiram o bar Stonewall Inn, em Nova York, e a agressiva abordagem ao público que frequentava o local mobilizou intensos protestos que ficaram conhecidos como a Rebelião Stonewall Inn – relembrada hoje principalmente através de Paradas do Orgulho LGBTI em diversos locais do planeta.
A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Inclusão reforça o respeito e o compromisso pela valorização de todas politicas públicas voltas para LGBTQIA+.
#culturafrutalelgbtqia+#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar.
Arte: Comunicação Prefeitura Texto: Raphael
No dia 23 de junho de 2021, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Inclusão recebeu a Instrutora Lesllye Laura (@lesllyelaura), juntamente com a Psicóloga Nayla Queiroz (@nqpsicologia) e a Oficial Aloany Alouan (@aloany.alouan), deram início ao patrulhamento Jovem Aprendiz que consiste em visitar as empresas parceiras e realizar questionários sobre os jovens empregados.
O objetivo principal é realizar a avaliação do Jovem Aprendiz da Guarda Mirim junto à Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Inclusão, que tem em seu quadro de colaboradores o Jovem Aprendiz, Rodolfo Oliveira de Queiroz Almeida. Na ocasião foi entregue a plaquinha que confirma que a Secretaria possui o Programa Jovem Aprendiz.
A Avaliação foi realizada pelo colaborador da Secretaria de Cultura, o Gerente de Programas Culturais, senhor Raphael Rogério da Silva.
Reiteramos o agradecimento a todos que compõe esta importante instituição pela efetiva parceria.
#secretariadeculturadefrutal#culturaejovemaprendiz#guardamirimdefrutal#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar.
Foto: Aloany Alouan Texto: Raphael
Na noite de ontem 17, aconteceu o Fórum Setorial de Música com participação de artistas frutalense, da região, estudantes, servidores públicos, gestores culturais e comunidade. A abertura foi realizada pelos artistas Rafael Lacerda e Libna Furtado que contribuíram com importante vivência cultural e perspectiva para a música no município. O Fórum é uma ação cultural do Conselho Municipal de Cultura com apoio da Secretaria de Cultura que tem o objetivo de construir o Plano Municipal de Cultura.
#fórumsetorialdecultura#conselhodecultura#secretariadeculturafrutal#planomunicipaldecultura#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar.
Texto: Raphael
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 15/06/2021 | Edição: 110 | Seção: 3 | Página: 145
Órgão: Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura/Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural
COMUNICADO Nº 5/2021
Lei Aldir Blanc:
Orientações aos Entes com relação à publicação da Lei 14.150/2021, que alterou a Lei 14.017/2020.
Considerando a publicação da Lei nº 14.150, de 12 de maio de 2021, que altera a Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), ampliando o prazo de utilização de recursos pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, até 31 de dezembro de 2021;
Considerando a publicação do Acórdão TCU nº 1.118/2021 - Plenário, que apresenta o relatório da auditoria sobre o acompanhamento das ações desenvolvidas pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, voltadas à implementação das medidas emergenciais destinadas ao setor cultural, no âmbito da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc); e
Considerando a necessidade de se alterar o Decreto nº 10.464/2020, devido às mudanças na Lei nº 14.017/2020 promovidas pela Lei nº 14.150/2021, bem como a necessidade da Secretaria Especial da Cultura, Estados, Distrito Federal e Municípios cumprirem as determinações do TCU dispostas no Acórdão TCU nº 1.118/2021 - Plenário, sobre a forma de utilização dos saldos existentes nas contas específicas geradas para operacionalização da Lei Aldir Blanc;
Solicitamos aos Gestores responsáveis pela Lei Aldir Blanc nos Estados, Distrito Federal e Municípios que mantenham os saldos nas contas e não promovam movimentações financeiras até que seja publicada a nova versão do Decreto, considerando o risco existente pela aplicação de recursos fora do que determinará o regulamento, bem como as legislações correlatas.
ALDO LUIZ VALENTIM
Secretário Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural
Fonte: Secretaria Especial de Cultura - Governo Federal
Acontece dia 17 de junho, o Fórum Setorial de Música com objetivo de discutir com os artistas e comunidade frutalense as oportunidades e os desafios frente a este segmento cultural.
O Fórum é uma ação cultural que irá contribuir com a construção do Plano Municipal de Cultura, parte integrante do Sistema Municipal de Cultura.
Interessados em participar basta fazer inscrição no portal da cultura. Participe!, colabore com a cultura de Frutal.
Informações: 034 342302670
#conselhomunicipaldecultura#fórumsetorialdeculturaspopularesetradicionais#secretariamunicipaldecultura#prefeituramunicipaldefrutalopovoemprimeirolugar.
Fonte: Raphael
FRUTAL TEM MEMÓRIA - PRESERVAÇÃO DE ACERVO POR DOCUMENTÁRIO
Os arquivos públicos têm papel fundamental na preservação da memória de um município. No vídeo, o jornalista João Cerino ensina através desde curto documentário como preservar acervos.
Assista: www.youtube.com/watch?v=MrcwiCtu4e0
Siga o instagram: @cultura.frutal e o canal da Secretaria no Youtube.
Texto: Libna
Na noite de ontem aconteceu o Fórum Setorial de Culturas Populares e Tradicionais, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Esporte e Inclusão, com participação do Mestre Silvani Rock do grupo de Capoeira Raça Negra, Do Capitão José Elias do Grupo de Marujo José Albino da Silva e do Dr. Augusto, advogado representante da Comunidade Quilombola da Serrinha. Participaram também membros do Conselho, servidores da Secretaria de Cultura, Estudantes de varias regiões e Comunidade Frutalense.
O Fórum teve o objetivo de levantar as propostas no segmento da cultura popular enfatizando os desafios e as oportunidades. Todas as propostas serão inseridas no Plano Municipal de Cultura, que faz parte da estrutura de politicas públicas culturais do Sistema Municipal de Cultura.
Texto: Raphael
55 anos da Biblioteca Pública Minerva Maluf de Souza
Era uma vez um lugar onde os sonhos se tornavam realidade, capaz de transportar uma pessoa para terras fantásticas, para o passado e porque não até mesmo para o futuro. Um local que transmite sabedoria e conhecimento, esse lugar se chama Biblioteca Municipal Minerva Maluf de Souza, que nesse dia 10 de junho, completa 55 anos de fundação.
E para celebrar essa data tão especial, a bibliotecária Cristine Jochmann conta um pouco mais sobre a história desse local que fez e faz parte da vida de milhares de frutalense.
Texto: Comunicação Prefeitura
Acontece hoje, 10 de junho, o Fórum Setorial de Cultura Populares e Tradicionais com objetivo de discutir com os artistas e comunidade frutalense as oportunidades e os desafios frente a este segmento cultural.
O Fórum é uma ação cultural que irá contribuir com a construção do Plano Municipal de Cultura, parte integrante do Sistema Municipal de Cultura.
Interessados em participar basta fazer inscrição no portal da cultura. Participe!, colabore com a cultura de Frutal.
#conselhomunicipaldecultura#fórumsetorialdeculturaspopularesetradicionais#secretariamunicipaldecultura#prefeituramunicipaldefrutalopovoemprimeirolugar.
Texto: Raphael
5º Semana Nacional de Arquivos
Muita gente não sabe, mas nesta quarta-feira, dia 09 de junho, se comemora o Dia Mundial do Arquivo. Os arquivos públicos têm papel fundamental na preservação da memória de um município.
Em Frutal, o Arquivo Municipal está localizado na Casa da Cultura e nesse vídeo mostramos um pouco do importante trabalho desenvolvido pelos servidores que são os responsáveis por cuidar desses documentos que ajudam a contar um pouco da história de Frutal.
Acesse o canal da Secretaria Municipal de Cultura
Texto: Comunicação Prefeitura
Ontem aconteceu a abertura das atividades culturais virtuais de Frutal da 5º Semana Nacional de Arquivos. O evento foi uma mesa redonda com o Padre Rogério Consentino, que trouxe valiosas informações referente a história e o acervo do Frei Gabriel.
Estiveram participando servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Membros do Conselho Municipal de Cultura, Membros da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e estudantes de diversas localidades.
Conhecido como "Irmão de Todos", Frei Gabriel foi um missionário que se dedicou a várias obras sociais e religiosas. Nasceu em 1907 como Antônio Machi, na cidade chamada Frazzanó, na Itália, e iniciou a vida religiosa em 1923.
Chegou ao Brasil em outubro de 1936. Em Minas Gerais, sua primeira fraternidade foi em Carmo do Paranaíba, onde foi idealizador e iniciador, em 15 de agosto de 1946, da construção da igreja de São Francisco de Assis.
Depois, foi para Uberaba, onde trabalhou ativamente para a construção das igrejas de Santa Teresinha e São Judas Tadeu. Também promoveu todos os anos o Natal dos Pobres, chegando, em 1955, a distribuir grande quantidade de gêneros alimentícios para inúmeras famílias uberabenses.
Além do Carmo do Paranaíba e Uberaba, Frei Gabriel morou em algumas cidades mineiras construindo algumas igrejas e trabalhando na assistência dos enfermos e pobres.
Porém, foi em Frutal, onde chegou em 1957, que o frade capuchinho fortaleceu os trabalhos de missionário: construiu a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Casa Paroquial, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, o Asilo Pio XII e a capela, a Casa da Criança e a Santa Casa de Misericórdia com a Capela e a Casa das Irmãs.
Após uma viagem à terra natal, Frei Gabriel passou alguns dias internado no hospital que ele mesmo fundou e faleceu em 17 de abril de 1973, aos 66 anos de idade.
Em Uberaba, foi homenageado em 1986, com o nome na Creche Frei Gabriel de Frazzanó, no Bairro Jardim Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese de Uberaba / Frutal
LEI ALDIR BLANC 2: 3 BILHÕES ANUAIS PARA A CULTURA
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1518/2021, que propõe a criação de uma Lei de fomento direto e permanente ao setor cultural.
A Política Nacional Aldir Blanc prevê que a União repasse aos estados, Distrito Federal e municípios, em parcela única, o valor correspondente a R$ 3 bilhões de reais, baseado na experiência da da Lei Aldir Blanc, já a partir de 2022.
A proposta é de autoria da Deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/ RJ) e tem como co-autores iniciais a Deputada Alice Portugal (PCdoB/BA e Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados), Renildo Calheiros (lider da bancada do PCdoB na Câmara/PE) e co-autoria de 12 parlamentares de diversos partidos como PT, PDT, PSOL, PSDB e PSB. Uma frente ampla em prol da cultura e comprometida com o projeto. O relator designado na Comissão de Cultura é o deputado Tadeu Alencar (PSB/PE).
O objetivo é criar uma política nacional de fomento ao setor cultural brasileiro a partir de 2022, com os recursos repassados de forma descentralizada pelos estados, municípios e o Distrito Federal. Com os aprendizados da experiência da Lei Aldir Blanc, estruturando e fortalecendo os mecanismos do Sistema Nacional de Cultura.
A Lei Aldir Blanc foi uma grande vitória em meio à pandemia, que garantiu o auxílio emergencial aos fazedores de cultura, subsídios de manutenção de espaços culturais e programas de fomento ao setor. Mas os impactos sociais e econômicos da pandemia - que não tem data para acabar- serão de longo alcance e por isso é necessário investimento público continuado na cultura, de forma direta e descentralizada.
Neste sentido, a LAB 2: Política Nacional Aldir Blanc segue os parâmetros da Lei 14.017/2020, prevê o estímulo a iniciativas e projetos culturais, garantindo financiamento para ações que visem o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros, dispondo dos meios e insumos necessários para produzir, registrar, gerir e difundir iniciativas culturais.
Fonte: Articulação nacional de Emergência Cultural.
Hoje o acervo do Museu de Frutal ficou ainda mais rico. Recebemos da artista plástica frutalense Maria Inez Vasconcelos a doação deste lindo presente. A cultura de Frutal em nome da população agradece e parabeniza pela bela obra de arte.
#culturadefrutal#mariainezartistaplasticadefrutal#secretariadeculturadefrutal#museudefrutal#casadaculturadefrutal#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar#arquivohistóricodefrutal
Texto: Edimar Reis
VOTAÇÃO É NESSA TERÇA- DERRUBA O VETO- LEI ALDIR BLANC!
Nesta terça-feira (01/06) o Congresso Nacional, em sessão conjunta, apreciará os vetos do governo ao PL 795/2021, que garante a prorrogação e a plena utilização dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, que somam mais de R$770 milhões em diversos estados e centenas de municípios de todo o país.
A deputada federal e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Alice Portugal (PCdoB/BA) analisa as perspectivas da votação e as perspectivas para a derrubada dos vetos do governo Bolsonaro, para garantir os recursos já repassados possam chegar na ponta, beneficiando a quem mais precisa.
Pressão total e mobilização nacional: DERRUBA O VETO JÁ
>> Compartilhe: https://cutt.ly/cnfkff7 #DerrubaVetoJáPL795 #LeiAldirBlanc #LABPRORROGAPRAVALER
Saudações Culturais! Articulação Nacional de Emergência Cultural, Escola de Políticas Culturais.
Mais uma etapa dos Fóruns Setoriais de Cultura acontecerá em breve!!! A pauta será as Culturas Populares e Tradicionais, com encontro dia 10/06, na quinta-feira, às 20h para discutirmos as oportunidades e os desafios neste segmento cultural.
A realização dos fóruns setoriais tem o objetivo de discutir o cenário da produção artística e cultural do município.
Podem participar dos encontros artistas, gestores e produtores culturais, além de pessoas interessados na cultura de Frutal. O evento é importante para a construção de políticas culturais democráticas, plurais e contribui com a construção do Plano Municipal de Cultura.
Texto Adaptado: Marcela Bueno - Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Participe!, faça sua inscrição no portal da cultura. www.cultura.frutal.mg.gov.br
#conselhomunicipaldecultura#culturapopularetradicionaldefrutal#casadacultura#fórunssetoriaisdecultura#secretariamunicipaldecultura#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar.
Participe!
LEI ALDIR BLANC: VOTAÇÃO SERÁ NA PRÓXIMA TERÇA (01/06)
O Congresso Nacional irá apreciar na próxima semana os vetos presidenciais ao ao Projeto de Lei 795/21, que foi aprovado no Congresso prorrogando os prazos de execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.
A votação, que deveria acontecer hoje (quinta, 27/05), foi adiada para a próxima terça feira (01/06). Ouça o áudio da Deputada federal Jandira Feghali que dá maiores detalhes sobre as articulações que estão acontecendo em Brasília em prol da derrubada do veto.
>> Ouça no Spotify Emergência Cultural: [Link na bio ou stories]
Os vetos de Bolsonaro ao projeto aprovados impedem a realização de novos editais e outras modalidades de apoio emergencial à cultura, geram insegurança jurídica e criam dificuldades para a utilização de mais de R$770 milhões que já estão na conta dos estados e municípios, paralisados desde dezembro de 2020.
2 decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) já demonstraram a legalidade e conveniência da plena utilização destes recursos, mas só a DERRUBADA DOS VETOS irá garantir que esse dinheiro possa chegar na ponta, beneficiando a quem mais precisa.
Chegou a hora de mais uma grande MOBILIZAÇÃO NACIONAL pela derrubada dos vetos no Congresso Nacional! A pandemia não tem data pra acabar e este recurso já existe e precisa ser utilizado em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura do Brasil!
Texto: Emergência Cultural
LEI ALDIR BLANC NO TCU: DECISÃO REAFIRMA A PLENA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA LAB EM 2021
O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta segunda-feira (24/05) no Diário Oficial da União um acórdão que DETERMINA que os recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc não empenhados em 2020 sejam destinados à área cultural até o final de de 2021. O total de recursos remanescentes e ainda disponíveis para execução gira em torno de R$770 milhões.
A decisão do TCU foi comunicada à Presidência da República, deixando claro que as medidas do executivo não poderão colidir com o entendimento do Tribunal sobre o tema. O TCU considera ainda que os vetos contidos no decreto de Bolsonaro ao PL 795/2021 acerca dos recursos não empenhados são inócuos. Portanto, os estados e municípios estariam autorizados de imediato a tomar as medidas necessárias no sentido de garantir a plena utilização destes recursos.
O TCU é explícito no acórdão no sentido de “fixar o entendimento(...) de que os recursos repassados para enfrentamento dos efeitos da pandemia na área cultural (...) podem ser utilizados até o final de 2021, mesmo que não tenham sido empenhados e inscritos em restos a pagar em 2020”.
O Tribunal afirma ainda, em sua decisão, que irá “comunicar a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério do Turismo sobre a possibilidade de utilização dos recursos da Lei Aldir Blanc pelos Estados, Distrito Federal e Municípios em 2021, ainda que não tenham sido empenhados e inscritos em restos a pagar em 2020, bem como acerca da necessidade de alterar a regulamentação da Lei Aldir Blanc, retirando os dispositivos que colidem com o entendimento desta Corte de Contas”.
Ainda assim, é fundamental exigir do Congresso Nacional a DERRUBADA DO VETO ao PL 795/2021 de modo a consolidar em definitivo o entendimento sobre a plena utilização dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc. A decisão do TCU respalda e dá embasamento ao veto!
É fundamental agora mobilizar e orientar estados, municípios, conselhos, fazedores e fazedoras de cultura, no sentido de pressionar pelo veto, agilizar e garantir a plena utilização destes recursos, para que possam chegar na ponta, beneficiando a quem mais precisa. Vai ter luta!
Articulação Nacional de Emergência Cultural
Escola de Políticas Culturais
Aconteceu na tarde do dia 22/05 o Fórum Cultural de Dança com a participação de artistas, gestores municipais, estudantes e comunidade frutalense. Foram discutidas as oportunidades e desafios do segmento da dança em Frutal, onde as propostas levantadas serão inseridas na minuta do Plano Municipal de Cultura.
Informações: 3423 2670 - Casa da Cultura
Fonte: Secult Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Aconteceu na noite do dia 20/05 o Fórum Cultural de Teatro com a participação de artistas, gestores municipais e comunidade frutalense. Foram discutidas as oportunidades e desafios do segmento teatro em Frutal, onde as propostas levantadas serão inseridas na minuta do Plano Municipal de Cultura.
O próximo fórum acontece dia 22/05, próximo sábado, com tema dança e os interessados devem fazer inscrição no portal da cultura.
Informações: 3423 2670 - Casa da Cultura
Fonte: Secul Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Mais uma etapa dos Fóruns Setoriais de Cultura acontece nessa semana!!! A pauta da semana será as Artes Cênicas, com o primeiro encontro na Quinta-feira às 20h para discutirmos o Teatro e o Circo.
A realização dos fóruns setoriais tem o objetivo de discutir o cenário da produção artística e cultural do município.
Podem participar dos encontros artistas, gestores e produtores culturais, além de pessoas interessados na cultura de Frutal. O evento é importante para a construção de políticas culturais democráticas e plurais.
Texto: Marcela Bueno - Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Participe!
Mais uma etapa dos Fóruns Setoriais de Cultura acontece nessa semana!!! A pauta da semana será as Artes Cênicas, com o segundo encontro no sábado às 15h para discutirmos a dança.
A realização dos fóruns setoriais tem o objetivo de discutir o cenário da produção artística e cultural do município.
Podem participar dos encontros artistas, gestores e produtores culturais, além de pessoas interessados na cultura de Frutal. O evento é importante para a construção de políticas culturais democráticas e plurais.
Texto: Marcela Bueno - Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Participe!
Já está sabendo do edital “Desperta Cultura”?
Dividido em duas categorias, o Desperta Cultura vai disponibilizar mais de R$ 2 milhões para projetos de formação e qualificação para profissionais do setor cultural em Minas. Na categoria 1, serão aceitas propostas ligadas à oferta gratuita de ações educativas, formativas ou de aperfeiçoamento/qualificação no campo das artes e da cultura, que sejam inéditas e cujo acompanhamento seja possível exclusivamente em tempo real (ao vivo).
Já a categoria 2 é destinada à solicitação de bolsas de estudos para atividades educativas, formativas, de aperfeiçoamento e qualificação no campo das artes e da cultura. Nessa categoria as propostas podem ser ofertadas de maneira virtual, remota ou presencial.
As inscrições começam no dia 26 de maio, mas antes é necessário ter o cadastro aprovado na Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura.
Para saber todos os detalhes, acesse: www.secult.mg.gov.br
Fonte: Texto da Secretaria de Estado e Turismo de Minas Gerais
Fonte: Secult / MG
Na noite do dia 13 de maio de 2021, aconteceu o Fórum Setorial de Artes Visuais, Artes Plásticas e Moda com participação especial da artista plástica Rosângela, do artista visual Heron e da profissional de moda Micaele. Houve expressiva participação de artistas e comunidade no geral onde discutiram os desafios e oportunidades em casa segmento para ser inserido no Plano Municipal de Cultura. Os fóruns estão acontecendo no formato virtual devido a necessidade de isolamento social neste momento de pandemia do corona vírus.
#forumsetorialdecultura#artesplásticaevisuaisemoda#secretariadeculturadefrutal#prefeituradefrutalopovoemprimeirolugar#conselhomunicipaldecultura#planomunicipaldecultura#sistemamunicipaldeculturadefrutal.
Texto: Secult Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Participe!
Arte: Comunicação da Prefeitura
Participe!
Arte: Comunicação da Prefeitura
Aconteceu na noite do dia 06 de maio de 2021, o Fórum Setorial de Cultura Urbana com a abertura especial de Valoni, Rafa Stance, Demétrius e Bruno Silva. Participaram artistas da cultura urbana, conselheiros do Conselho Municipal de Cultura, Integrantes da Secretaria Municipal de Cultura, Estudantes Universitários e Comunidade Frutalense. Foram debatidos os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da Cultura Urbana no município de Frutal. O objetivo do fórum é contribuir na construção da minuta do Plano Municipal de Cultura.
Texto: Secult Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Participe!
Arte: Comunicação da Prefeitura
Participe!
Arte: Comunicação da Prefeitura
PL 1518/2021: Uma Lei de fomento direto e permanente ao setor cultural
A deputada federal Jandira Feghali apresentou nesta quinta-feira (22/04) o Projeto de Lei 1518/2021, que propõe criar a Política Nacional Aldir Blanc de fomento ao setor cultural. A proposta tem como co-autores iniciais os deputados Renildo Calheiros e Alice Portugal, presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Até o momento, parlamentares de diversos partidos como PDT, PT, PSOL, PSDB e PSB já se apresentaram também como co-autores do PL.
O objetivo é criar uma política nacional permanente de fomento ao setor cultural brasileiro, com os recursos executados pelo governo federal em articulação com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal.
A Lei Aldir Blanc foi uma grande vitória em meio à pandemia, que garantiu o auxílio emergencial aos fazedores de cultura, subsídios de manutenção de espaços culturais e programas de fomento ao setor. Mas os impactos sociais e econômicos da pandemia - que não tem data para acabar- serão de longo alcance e por isso é necessário investimento público continuado na cultura, de forma direta e descentralizada.
Neste sentido, a LAB 2: Política Nacional Aldir Blanc segue os principais parâmetros da Lei 14.017/2020, prevê o estímulo a iniciativas e projetos culturais, garantindo financiamento para ações que visem o pleno exercício dos direitos culturais aos cidadãos brasileiros, dispondo dos meios e insumos necessários para produzir, registrar, gerir e difundir iniciativas culturais.
O projeto propõe que a União entregue aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a cada ano, em parcela única, o valor correspondente a R$ 3 bilhões de reais no primeiro exercício após a sanção desta lei e ao valor aplicado no ano anterior acrescido da variação nominal do Produto Interno Bruto – PIB, a partir do segundo exercício da lei.
Fonte: canal: leiemergenciacultural
SEXTOU!!!! ... e nada melhor do que uma noite gostosa e divertida pra iniciar o fim de semana.
E aqui entra o convite do Antropofocus! Participação do artista Frutalense Marcelo Rodrigues.
Hoje, o Antropofocus estará na programação da 6ª Mostra Nacional de Teatro NaLona, com o espetáculo No Dia Seguinte – A Quase História da Tevê Brasileira
Vai ser as 20 hrs e para assistir basta acessar o link: - https://youtu.be/Lut5mfMpccI
E logo após a exibição vai ter um papo com o grupo.
Quanto é?
É você quem diz. Durante a apresentação estará rolando o Chapéu Solidário, que você pode contribuir com quanto puder.
fonte: Antropofocus
PRORROGAÇÃO DA LEI ALDIR BLANC APROVADA NA CÂMARA✅
Lei aprovada e decreto publicado são importantes conquistas do setor cultural brasileiro .O PL 795/2021, que prevê a prorrogação dos prazos de execução das atividades da Lei Aldir Blanc, além da utilização dos recursos remanescentes, foi aprovado na madrugada desta quarta-feira (21) na Câmara dos Deputados. Vitória da mobilização nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura!
O texto aprovado garante a plena execução, por estados e municípios, de mais de 770 milhões de reais em investimentos diretos para o setor cultural. Recursos que precisam chegar na ponta, beneficiando a quem mais precisa. Em paralelo, o governo federal publicou nesta publicou nesta terça-feira (20) o decreto 10.683, que garante a extensão imediata dos prazos de execução das atividades e recursos da Lei Aldir Blanc que já estejam empenhados, o que representa um grande alívio para fazedores e fazedoras de cultura em todo o país!. Com a aprovação na Câmara, o projeto segue para sanção presidencial. Estamos em Estado de Emergência Cultural e não há tempo a perder! Somente a nova Lei aprovada poderá garantir a prorrogação pra valer, com a plena execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc nos Estados e municípios. Sanção já! Spotify: https://cutt.ly/wy0iWKO
Fonte: Articulação Nacional de Emergência Cultural - Escola de Políticas Culturais.
Aconteceu no dia 17/04 o Fórum Setorial de AudioVisual com a participação do Prof. Carlos da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Rafael Coelho, profissional de Cinema. Houve participação da comunidade frutalense e agentes culturais que debateram diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura. Foram levantado dados referente ao diagnóstico, desafios e oportunidades no cenário da produção cultural de Audiovisual do município de Frutal.
Fonte: Secult Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Participe!
Participe!
Aconteceu no dia 15/04 o Fórum Setorial de Empresa Cultural e Produtor Cultural com a participação do Produtor e Empresário Cultural Jaderson de Ituiutaba - MG. Houve participação da comunidade frutalense, empresários e agentes culturais que debateram diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Cultura. Foram levantado dados referente ao diagnóstico, desafios e oportunidades no cenário da produção cultural.
Fonte: Secult Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Participe!
Participe!
Aconteceu no dia 10/04 o Fórum Setorial de Patrimônio Cultural - Material e Imaterial. A abertura foi realizada pela Arquiteta Monique Damaso, proprietária da empresa de consultoria Baroque Arquitetura. Houve expressiva participação da comunidade e de conselheiros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural - COPAC.
Fonte: Secult Frutal / Fonte: Wanderley Pedrosa
Participe!
Participe!
Aconteceu no dia 08/04 o Fórum Setorial de Literatura, Leitura, Livro e Biblioteca com participação expressiva da comunidade. Na abertura participaram o Professor José Luiz e o Professor Renato. Foram debatidos o diagnóstico, desafios e oportunidades a fim de estabelecer diretrizes para elaboração da minuta do Plano Municipal de Cultura.
Fonte: Secult Frutal / Foto: Wanderley Pedrosa
Agora a cultura está mais próxima de você! A Secult - Secretaria Municipal de Cultura está inserida em diversas redes sociais trazendo as informações das ações culturais que tem desenvolvido durante a pandemia do Corona Vírus. Siga no instagram @secultfrutal
Conheça a Lei Aldir Blanc - Emergencial da Cultura
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628
Tipos de espaços culturais.
Pontos e Pontões de Cultura, Teatros Independentes, Escolas de Música, Capoeira de Artes, Estúdios, Companhias e Escolas de Dança, Circos, Cineclubes, Centros Culturais, Casas de Cultura e Centros de Tradição Regionais, Museus Comunitários, Centros de Memória e Patrimônio, Bibliotecas Comunitárias, Espaços Culturais em comunidades indígenas, Centros artísticas e culturais afrodescendentes, Comunidades Quilombolas, Espaços de Povos e Comunidades Tradicionais, Festas populares e regionais (Carnaval, São João, etc), Teatro de Rua e demais expressões artísticas realizadas em espaços públicos, Livrarias, editoras e sebos, Empresas de diversões e produção de espetáculos, Estúdios de fotografia, Produtoras de cinema e audiovisual, Ateliês de pintura, moda, design e artesanato, Galerias de arte e fotografias, Feiras de arte e artesanato, Espaços de apresentação musical, Espaços de literatura, poesia e literatura de cordel, Espaços e Centros de Cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares, outros espaços validados nos cadastros municipais.
18º Semana Nacional de Museus
Biblioteca Pública: em breve programação oficial dos eventos comemorativos dos 54º Anos da Biblioteca Pública Minerva Maluf de Souza. Aguarde.
Compartilhe nas redes sociais.
Compartilhe nas redes sociais.
Cadastro dos Artesões
Somente será efetivado o cadastro após apresentação de cópias dos documentos pessoais e comprovante de endereço.
Informações: 034 3423 2670
No 54 anos da Biblioteca Municipal Minerva Maluf de Souza iremos comemorar em grande estilo, com muita história para a criançada. Se preparem, vem ai a live mais esperada do ano, das 5 poderosas professoras Andréia, Lucy, Márcia, Polyana e Rute.
A transmissão será pelo facebook da Prefeitura de Frutal e compartilhada no Instagram da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Preparem a pipoca, refrigerante e fiquem de olho na telinha.
Contamos com todos vocês!
Arte: Eliamar Silva
Em breve: Feira virtual de artesanato.
A partir de 15 de junho a Biblioteca Pública Minerva Maluf de Souza estará realizando por agendamento os serviços destinados a empréstimo e devolução, de segunda a sexta, das 13h as 17h. Mais informações: 034 3423 4398
Dia 30 de junho haverá live de lançamento do livro "Por enquanto" do escritor frutalense Lausamar Humberto. Informações: 034 3423 2670
Atenção leitores:
Estamos fazendo empréstimo e devolução de livros por agendamento.
Segue as informações do comunicado.
Evento adiado devido a crise do coronavirús. Estamos seguindo orientações do Decreto nº 11.434 de 25 de junho de 2020.
Informações: 034 3423 2670
Mediante a sanção presidencial, editou-se a Lei 14.017/2020 – denominada Lei Aldir Blanc –, no dia 29 de junho de 2020, posteriormente publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 30 de junho de 2020. Diante disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publica a presente nota técnica, elaborada a fim de indicar orientações iniciais aos gestores municipais de cultura de todo o Brasil. Nesse aspecto, ressalta-se que a partir de regulamentação federal – que ainda deverá ser editada pelo governo federal –, a CNM publicará nova nota técnica contendo orientações complementares.
Mais informações acesse o link abaixo:
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628
Atenção professores que atuam nas bibliotecas e professores do 1º ao 5º ano, coloquem na agenda, dia 08, as 19h, temos uma importante roda de conversa on line com o autor André Oliveira.
Compartilhe em suas redes sociais.
No dia 04/07 aconteceu a 1ª reunião da classe artística e gestores públicos para debaterem políticas públicas para cultura e construir o Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e suas providências.
No dia 11/07 terá nova reunião.
No dia 11/07 aconteceu a 2ª reunião da classe artística e gestores públicos para debaterem políticas públicas para cultura e construir o Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e suas providências.
No dia 14/07 terá nova reunião.
No dia 14/07 ocorreu a terceira reunião dos artistas e gestores culturais para debater a construção do sistema municipal de cultura e suas providencias.
Dia, 21/07 terá a última reunião para finalizar o texto original da proposta de lei de criação.
Com feriado municipal se aproximando, o Departamento Municipal de Cultura pediu ao padre Rogério Consentino de Aguiar, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Frutal/MG, que nos contasse os fatos históricos que cercam a devoção à Nossa Senhora do Carmo, haja visto que essas histórias estão interligadas com o surgimento do nosso município.
Venha conferir essas informações tão ricas, assistido o vídeo a seguir:
Créditos: Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Aconteceu no dia 14/07, reunião de representantes dos artistas de Frutal e membros do governo municipal para revisarem o texto final do projeto de lei de criação do Sistema Municipal de Cultura.
Em breve o texto será enviado ao plenário da Câmara Municipal para apreciação e aprovação dos vereadores.
Atenção artesãos de Frutal.
Está aberta as inscrições para a Feira Virtual de Artesanato. Corra, é fácil, basta preencher o cadastro na plataforma do portal da cultura e enviar de 05 a 10 fotos no wattsap, 034 997979970. As inscrições vão até 24 de julho.
Participe!
Informações: 034 3423 2670
CULTURA: A Secretaria Municipal de Cultura, órgão responsável pelas políticas públicas de cultura de Frutal, disponibilizou um formulário no Portal Oficial da Cultura no link: www.cultura.frutal.mg.gov.br. O intuito é realizar um cadastramento oficial de artistas, produtores, técnicos, especialistas, gestoras, consultores, oficineiras, professores, enfim, de todas e de todos os agentes culturais da cidade.O cadastro pode ser feito entre os dias 30/07 a 14/08.
Outras informações pelo telefone: (34) 3423-2670.
Texto: Comunicação da Prefeitura.
Nesta quinta-feira (30), foi realizada uma reunião no gabinete da Prefeitura, onde foi apresentado o Projeto de Lei, que posteriormente será encaminhado para Câmara Municipal, para a criação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura Raphael Silva, durante a reunião, que contou a presença da prefeita Maria Cecília Marchi Borges, a secretária de Cultura Gabriela Mello e os artistas Rodolfo Mendonça e Marcela Bueno, foi mostrado a importância do município de Frutal ao aderir ao Sistema Nacional de Cultura, criando o Sistema Municipal de Cultura que envolve cinco importantes elementos das Políticas Públicas de Cultura, que são: Órgão Gestor (Secretaria de Cultura); O Plano Municipal de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e a criação do Fundo Municipal de Cultura. [ 638 more words ]
https://www.frutal.mg.gov.br/projeto-de-lei-cria-o-sistema-municipal-de-cultura-em-frutal/
Texto: Comunicação da Prefeitura
Atenção Artistas!
Segue o link de acesso a Lei Aldir Blanc - Lei Emergencial de Cultura.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628
Está chegando a primeira feira virtual de artesanato de Frutal. Fique atento, começa nesta sexta feira, as 19h, no instagram da feira e no portal da cultura.
Valorize o artesanato de Frutal!
@feiraartesanatofrutal / www.cultura.frutal.mg.gov.br