CONSERVATÓRIO

           CONSERVATÓRIO MUNICIPAL JOÃO ADRIANO DE BARROS - FRUTAL MG

O Conservatório Municipal recebe o nome do João Adriano de Barros em homenagem a um dos maiores maestros, musicistas de nosso município, a fim de não deixar se apagar a chama cultural do prazer, emoção e tantos outros sentimentos que a música e a arte promovem na sociedade. Situa- se no prédio inventariado pelo patrimônio cultural, do sr. Antonio Benedito Barbosa, na Rua: Frei Teodósio, 400, Bairro: Alto Boa Vista.

Sendo inaugurada no dia 21 de março de 2007, na gestão da Prefeita Maria Cecília Marchi Borges - Ciça, administrada pela Secretária de Promoção Humano, Ana Claudia  e  Coordenação pela respeitada pianista Eliane Lacerda, que por imediato iniciou os trabalhos, onde se lecionava: teclado, violão, canto, coral, flauta doce e diversos outros cursos.

Atualmente o Conservatório conta com média anual de 250 alunos, sete professores e 10 cursos.

MAESTRO JOÃO ADRIANO DE BARROS

Maestro João Adriano de Barros nasceu em 21 de setembro de 1937 e foi adotado pelo saudoso maestro Josino de Oliveira, a qual através de seu exemplo e carinho apresentou-lhe o maravilhoso mundo da música. Com apenas 11 anos, João Adriano já observava as escondidas as aulas de seu pai, e quando finalmente o maestro foi lhe ensinar a primeira lição João Adriano o surpreendeu, tocando na primeira vez mais de 50 canções. Começara ali, a trajetória de um dos maiores músicos que a terra das frutas conheceria.

A primeira orquestra que João Adriano tocaria com apenas 14 anos sem dúvida alguma foi aquela que seu pai criará, a famosa " O Cruzeiro do Sul", sempre ao lado de seu companheiro inseparável: o piston.

A Jovem guarda dá agora o tom e embala a juventude dos anos 60 e 70. Agora o maestro, João Adriano cria a Orquestra Jovem, que seria conhecida pelo nome de Golden Lion que a voz de Vanusa desperta para o rasto do País.

João Adriano em 1984 reativa a Banda Major Lara e inicia vários jovens na arte da música que continua seu trabalho até os dias de hoje. Faleceu em 29 de outubro de 2008, deixando um grande legado no mundo da música.

  • Texto: Rouvel Rocca Ravena 

Maestro João Adriano de Barros

Foto: de volta ao passado

Maestro João Adriano de Barros

Foto: arquivos da família

Fachada do Conservatório Municipal

Foto: arquivo do museu

Fachada do Conservatório Municipal

Foto: arquivo do museu