NOTICÍAS E EVENTOS

Participe!

Participe!

Agora a cultura está mais próxima de você! A Secult - Secretaria Municipal de Cultura está inserida em diversas redes sociais trazendo as informações das ações culturais que tem desenvolvido durante a pandemia do Corona Vírus. Siga no instagram @secultfrutal

Tipos de espaços culturais.

Pontos e Pontões de Cultura, Teatros Independentes, Escolas de Música, Capoeira de Artes, Estúdios, Companhias e Escolas de Dança, Circos, Cineclubes, Centros Culturais, Casas de Cultura e Centros de Tradição Regionais, Museus Comunitários, Centros de Memória e Patrimônio, Bibliotecas Comunitárias, Espaços Culturais em comunidades indígenas, Centros artísticas e culturais afrodescendentes, Comunidades Quilombolas, Espaços de Povos e Comunidades Tradicionais, Festas populares e regionais (Carnaval, São João, etc), Teatro de Rua e demais expressões artísticas realizadas em espaços públicos, Livrarias, editoras e sebos, Empresas de diversões e produção de espetáculos, Estúdios de fotografia, Produtoras de cinema e audiovisual, Ateliês de pintura, moda, design e artesanato, Galerias de arte e fotografias, Feiras de arte e artesanato, Espaços de apresentação musical, Espaços de literatura, poesia e literatura de cordel, Espaços e Centros de Cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares, outros espaços validados nos cadastros municipais.


18º Semana Nacional de Museus

  • Biblioteca Pública: em breve programação oficial dos eventos comemorativos dos 54º Anos da Biblioteca Pública Minerva Maluf de Souza. Aguarde.

Compartilhe nas redes sociais.

Compartilhe nas redes sociais.

Cadastro dos Artesões

  • Somente será efetivado o cadastro após apresentação de cópias dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

Informações: 034 3423 2670

No 54 anos da Biblioteca Municipal Minerva Maluf de Souza iremos comemorar em grande estilo, com muita história para a criançada. Se preparem, vem ai a live mais esperada do ano, das 5 poderosas professoras Andréia, Lucy, Márcia, Polyana e Rute.

A transmissão será pelo facebook da Prefeitura de Frutal e compartilhada no Instagram da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Preparem a pipoca, refrigerante e fiquem de olho na telinha.

Contamos com todos vocês!

Arte: Eliamar Silva

  • Em breve: Feira virtual de artesanato.

  • A partir de 15 de junho a Biblioteca Pública Minerva Maluf de Souza estará realizando por agendamento os serviços destinados a empréstimo e devolução, de segunda a sexta, das 13h as 17h. Mais informações: 034 3423 4398

  • Dia 30 de junho haverá live de lançamento do livro "Por enquanto" do escritor frutalense Lausamar Humberto. Informações: 034 3423 2670

Atenção leitores:

Estamos fazendo empréstimo e devolução de livros por agendamento.

Segue as informações do comunicado.

Evento adiado devido a crise do coronavirús. Estamos seguindo orientações do Decreto nº 11.434 de 25 de junho de 2020.

Informações: 034 3423 2670

Mediante a sanção presidencial, editou-se a Lei 14.017/2020 – denominada Lei Aldir Blanc –, no dia 29 de junho de 2020, posteriormente publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 30 de junho de 2020. Diante disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publica a presente nota técnica, elaborada a fim de indicar orientações iniciais aos gestores municipais de cultura de todo o Brasil. Nesse aspecto, ressalta-se que a partir de regulamentação federal – que ainda deverá ser editada pelo governo federal –, a CNM publicará nova nota técnica contendo orientações complementares.

Mais informações acesse o link abaixo:

https://www.cnm.org.br/cms/biblioteca/NT_n.44.2020_A-Lei-Aldir-Blanc-primeiras-orientacoes-aos-gestores-municipais-de-cultura.pdf.

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628

Atenção professores que atuam nas bibliotecas e professores do 1º ao 5º ano, coloquem na agenda, dia 08, as 19h, temos uma importante roda de conversa on line com o autor André Oliveira.

Compartilhe em suas redes sociais.

No dia 04/07 aconteceu a 1ª reunião da classe artística e gestores públicos para debaterem políticas públicas para cultura e construir o Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e suas providências.

No dia 11/07 terá nova reunião.

No dia 11/07 aconteceu a 2ª reunião da classe artística e gestores públicos para debaterem políticas públicas para cultura e construir o Sistema Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e suas providências.

No dia 14/07 terá nova reunião.

No dia 14/07 ocorreu a terceira reunião dos artistas e gestores culturais para debater a construção do sistema municipal de cultura e suas providencias.

Dia, 21/07 terá a última reunião para finalizar o texto original da proposta de lei de criação.

Padre Rogério.mp4

Com feriado municipal se aproximando, o Departamento Municipal de Cultura pediu ao padre Rogério Consentino de Aguiar, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Frutal/MG, que nos contasse os fatos históricos que cercam a devoção à Nossa Senhora do Carmo, haja visto que essas histórias estão interligadas com o surgimento do nosso município.

Venha conferir essas informações tão ricas, assistido o vídeo a seguir:

Créditos: Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Aconteceu no dia 14/07, reunião de representantes dos artistas de Frutal e membros do governo municipal para revisarem o texto final do projeto de lei de criação do Sistema Municipal de Cultura.

Em breve o texto será enviado ao plenário da Câmara Municipal para apreciação e aprovação dos vereadores.

Atenção artesãos de Frutal.

Está aberta as inscrições para a Feira Virtual de Artesanato. Corra, é fácil, basta preencher o cadastro na plataforma do portal da cultura e enviar de 05 a 10 fotos no wattsap, 034 997979970. As inscrições vão até 24 de julho.

Participe!

Informações: 034 3423 2670

CULTURA: A Secretaria Municipal de Cultura, órgão responsável pelas políticas públicas de cultura de Frutal, disponibilizou um formulário no Portal Oficial da Cultura no link: www.cultura.frutal.mg.gov.br. O intuito é realizar um cadastramento oficial de artistas, produtores, técnicos, especialistas, gestoras, consultores, oficineiras, professores, enfim, de todas e de todos os agentes culturais da cidade.O cadastro pode ser feito entre os dias 30/07 a 14/08.

Outras informações pelo telefone: (34) 3423-2670.

Texto: Comunicação da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (30), foi realizada uma reunião no gabinete da Prefeitura, onde foi apresentado o Projeto de Lei, que posteriormente será encaminhado para Câmara Municipal, para a criação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura Raphael Silva, durante a reunião, que contou a presença da prefeita Maria Cecília Marchi Borges, a secretária de Cultura Gabriela Mello e os artistas Rodolfo Mendonça e Marcela Bueno, foi mostrado a importância do município de Frutal ao aderir ao Sistema Nacional de Cultura, criando o Sistema Municipal de Cultura que envolve cinco importantes elementos das Políticas Públicas de Cultura, que são: Órgão Gestor (Secretaria de Cultura); O Plano Municipal de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e a criação do Fundo Municipal de Cultura. [ 638 more words ]

https://www.frutal.mg.gov.br/projeto-de-lei-cria-o-sistema-municipal-de-cultura-em-frutal/

Texto: Comunicação da Prefeitura

Atenção Artistas!

Segue o link de acesso a Lei Aldir Blanc - Lei Emergencial de Cultura.

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628

Está chegando a primeira feira virtual de artesanato de Frutal. Fique atento, começa nesta sexta feira, as 19h, no instagram da feira e no portal da cultura.

Valorize o artesanato de Frutal!

@feiraartesanatofrutal / www.cultura.frutal.mg.gov.br

Atenção professores que atuam nas bibliotecas e creche e CEMEIS coloquem na agenda, dia 06/08, às 19h, temos uma importante roda de conversa on line com o autor Tino Freitas.

Compartilhe em suas redes sociais.